segunda-feira, dezembro 03, 2007

Demagogia derrotada na Venezuela!


O Presidente Chavez, nesta madrugada, reconheceu a derrota da sua proposta de alteração constitucional que lhe iria dar (ainda ) mais poderes , poderes quase que ilimitados, para no dizer dele "construir a Pátria Socialista do Séc. XXI!"

Felizmente para a Democracia foi derrotado tangencialmente, num daqueles sufrágios onde seria necessária a tecnologia do "photo finish" para apurar vencedor, se fosse possível, tal a forma como o SIM e o NÃO estavam empatados quase até ao final..

Mas venceu a Civilização. E ainda bem, pois são tais resultados que nos dão esperança para o futuro.

Nunca se diga deste Blogger que só festeja as vitórias da Democracia quando estas se verificam à esquerda!
Os perigos da Demagogia de Estado estão tanto à esquerda como à direita, e este velho socialista liberal não se cansará de denunciar uns e outros, sem poupar nenhum dos tipos.


Um comentário:

Zé disse...

Se os demagogos começam a ser penalizados "democràticamente", muito vai ter de mudar na actuação nos que detém o poder e que democràticamente se apresentam como se estivessem a cumprir uma Missão , a fazer um Grande Sacrificio,mas que na realidade alimentam os seus Egos( não só, mas também), contradições, entre o que propagandeiam e aquilo que realizam (são mais que muitas as Evidências). A manipulação, a pressão sobre os eventuais concorrentes,ou que não dizem amén, ou não fazem como o pretinho das missões, o nepotismo e o clientelismo, são evidentes, mas são dulcificados conforme as circuntâncias... e os os seus filhotes? Cuidado com eles(Novas monarquias). Que o resultado do referendo na Venuezuela, sirva de exemplo a muito do que cá no burgo se pratica, demagogia?! È mentira...rigor?! só para os outros, manipulação? branqueamento? e o resultado está à vista....é mentira... são os desgraçados a pagar a factura e os seus parcos recursos a ser repartidos para alimentar os miseráveis, a sobrevivência digo.Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é Burro ou não tem arte, já lá diz o povo, que só é soberano quando convém...
DEMAGOGIA e não só o que é mais grave.
Que o resulado da Venuzuela abra um réstea de esperança aos que creem que é possível, dar uma vida condigna e que se crie uma Sociedade mais justoá, aonde o Sol quando nascer nasça para todos, ou os valores de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, já estão desactualizados( DEMAGOGIA)? e a igualdade de oportunidades? (DEMAGOGIA).
Demagogos.. parece que estamos a recuar no tempo, embora, ao que parece, a história não se repete,(dizem... não acredito em brujas mas las hay , hay) nos querem fazer crer na inevitabilidade e bondade das medidas, no acentuar das diferenças do nível e qualidade de vida....uns nascem com o sim senhor voltado para o Sol ou a Lua e os outros?.( depois fazem-se Hospicios...),uns são Gente os outros são o quê? Ora são recursos, que tem a lógica do preservativo...usa e deita fora...
Os Venuzulanos, contrariaram o Síndrome da Pescada,tão na moda, antes de ser já o era... que sirva de exemplo cá para o Burgo, a ver se isto vai a a rego...que já não é sem tempo...Quem espera sempre alcança,mas...desespera.
A ver vamos, as cenas dos próximos capítulos.
DEMAGOGIA....ui....há tanta....mas não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe, tenhamos esperança é na caixa de Pandora o que resta depois de aberta... se for assim?.... Se todos o Demagogos fossem responsabilizados e penalizados isto estarai muitissimo melhor que o caminho por aonde vai....VEREMOS o que virá a seguir .O PODER CORROMPE. será?! Ou que é preciso é lá chegar e depois?USA-SE, ou legitíma-se pelo USO?...