sexta-feira, dezembro 07, 2007

A Europa, a África, o Robert e o Gordon


Inicia-se hoje - em Lisboa - a 2ª Cimeira Europa-África, tendo a 1ª sido há 7 anos no Egipto segundo me lembro.

Tal como todos os grandes acontecimentos políticos também esta cimeira tem o seu "folclore", neste caso em redor da novela da presença de Robert Mugabwe e da ausência (por causa disso mesmo) de Gordon Brown, 1º Ministro de Sua Majestade.

Se não fossem as facetas mais "anedóticas" deste acontecimento, desde as tendas de Khadaffi em S. Julião da Barra, onde é ciosamente guardado por um pelotão de mulheres armadas que constituem a sua guarda pessoal, até à azáfama um pouco histérica dos nossos Ministros, com destaque para Nuno Severiano Teixeira e passando pelos inconvenientes que esta Cimeira causará a muitos portugueses (cortes de trânsito, etc...) eu quase que diria que duas semanas depois já terá caído no esquecimento e ninguém falará dela...

A África, infelizmente, é um problema do tamanho do Mundo e que não tem solução à vista...

Com a doença, a ignorância, a corrupção, a guerra civil, os confrontos de etnias e a generalizada má organização de topo, muitos dos Países da Mãe África parecem vogar ao sabor de uma plutocracia de uns quantos priveligiados , com exércitos particulares disfarçados de forças nacionais, que "depenam" a seu belo prazer a árvore das patacas locais sem limitações, excepto as que decorrem de (algum) opróbio ocidental . E ainda metem ao bolso parte considerável da ajuda humanitária...

Haverá quem diga que o mesmo - aparentemente - se passaria com a Ásia do início do séc. XX, onde também abundava a colonização europeia e a exploração das matérias primas locais.
Mas a grande, a enorme diferença entre a geo-política dos dois continentes, é que na Ásia pós-moderna existiam dois contra-pesos poderosíssimos sob a forma dos "gigantes" China e URSS (para já não falar do sub-continente indiano antes da separação entre a União Indiana e o Paquistão) e a existência dessas super-potências em embrião modelou de forma inequívova a sociologia do Planeta, já que ambos, por muitos anos, se definiam como de inspiração Marxista e por isso vedavam a entrada às ideias ocidentais.

Quero com isto dizer que foi o "branco" , o "colonizador europeu", o causador da situação actual em África?

Em parte sim, porque a colonização, salvo honrosas e raríssimas excepções, fomentou a aculturação e a iliteracia das populações locais, de quem exigia, apenas, mão de obra pouco especializada.
E, como sabemos, a ignorância é a fonte de muitos males sociais.

Mas...o último colonizador saíu de África há 34 anos... E as coisas melhoraram?

Na Ásia, como a exploração ocidental não existia com Stalin e Mao Ze Dong , as populações locais viviam felizes e contentes?

Bem, só se fosse por serem oprimidas pelos seus compatriotas, em vez de o serem pelos "estrangeiros" .... Mas lá que morriam à mesma e eram de igual modo torturadas e exploradas até à medula, isso eram.

Todos sabemos que a Revolução Cultural na China e as "limpezas ideológicas" de Stalin causaram nos dois grandes Países mais mortos do que o Sr. Hitler alguma vez originou...

O que quero dizer - referindo-me à actualidade - é que se não houvesse Bancos europeus a guardarem o dinheiro dos Demagogos africanos actuais, ou especialistas europeus e americanos a criarem e a gerirem as suas contas Off-Shore, ou ainda muitos Senhores de pendão e caldeira da Europa antiga a vender-lhes castelos, terras e solares, talvez a situação actual de obsceno esbanjamento de dinheiros públicos em proveito próprio não fosse tão evidente e sobrasse algum desse dinheiro para investir nas infra-estruturas dos respectivos países.

Haja, pois, algum pudor nas reacções que esta cimeira provocará.

E o Sr. Gordon Brown que meta as mãos na consciência para analisar se - ao não querer cumprimentar o Presidente do Zimbabwe - irá agora também impedir a circulação na City de Londres dos capitais a cheirarem a sangue dos outros muitos Ditadores africanos (alguns até a falarem português).

Lembrem-se que os "Direitos Humanos" começam pelo direito à Vida e à Saúde e à Educação...Mas não me lembro de ter lido ou ouvido que também incluam o "direito a esconder em cofres seguros o dinheiro roubado ao povo"...

A não ser que esses cofres sejam "nossos" claro está... Se assim for , este "direito ao roubo de estado" até é capaz de se tornar um dos mais importantes para certas democracias ocidentais...

Venha de lá o Investimento Africano!

Nenhum comentário: