terça-feira, dezembro 04, 2007

Demagogia de Estado - O Comentário


O nosso Zé, Filósofo de serviço do nosso Blog às questões de Ética Política, comenta a derrota de Chavez na Venezuela:

Se os demagogos começam a ser penalizados "democràticamente", muito vai ter de mudar na actuação nos que detém o poder e que democràticamente se apresentam como se estivessem a cumprir uma Missão , a fazer um Grande Sacrificio, mas que na realidade alimentam os seus Egos( não só, mas também), contradições, entre o que propagandeiam e aquilo que realizam (são mais que muitas as Evidências).

A manipulação, a pressão sobre os eventuais concorrentes,ou que não dizem amén, ou não fazem como o pretinho das missões, o nepotismo e o clientelismo, são evidentes, mas são dulcificados conforme as circuntâncias... e os os seus filhotes?

Cuidado com eles (Novas monarquias). Que o resultado do referendo na Venezuela, sirva de exemplo a muito do que cá no burgo se pratica, demagogia?!

É mentira...rigor?! Só para os outros, manipulação? branqueamento? e o resultado está à vista....é mentira... são os desgraçados a pagar a factura e os seus parcos recursos a ser repartidos para alimentar os miseráveis, a sobrevivência digo.

Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é Burro ou não tem arte, já lá diz o povo, que só é soberano quando convém...DEMAGOGIA e não só o que é mais grave.

Que o resulado da Venezuela abra um réstea de esperança aos que creem que é possível, dar uma vida condigna e que se crie uma Sociedade mais justoá, aonde o Sol quando nascer nasça para todos, ou os valores de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, já estão desactualizados( DEMAGOGIA)? e a igualdade de oportunidades? (DEMAGOGIA).

Demagogos.. parece que estamos a recuar no tempo, embora, ao que parece, a história não se repete,(dizem... não acredito em brujas mas las hay , hay) nos querem fazer crer na inevitabilidade e bondade das medidas, no acentuar das diferenças do nível e qualidade de vida....uns nascem com o sim senhor voltado para o Sol ou a Lua e os outros ( depois fazem-se Hospicios...),uns são Gente os outros são o quê? Ora são recursos, que tem a lógica do preservativo...usa e deita fora...

Os Venezuelanos, contrariaram o Síndrome da Pescada,tão na moda, antes de ser já o era... que sirva de exemplo cá para o Burgo, a ver se isto vai a a rego...que já não é sem tempo...Quem espera sempre alcança,mas...desespera.A ver vamos, as cenas dos próximos capítulos.

DEMAGOGIA....ui....há tanta....mas não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe, tenhamos esperança é na caixa de Pandora o que resta depois de aberta... se for assim?.... Se todos o Demagogos fossem responsabilizados e penalizados isto estarai muitissimo melhor que o caminho por aonde vai....VEREMOS o que virá a seguir .

O PODER CORROMPE. Será?! Ou que é preciso é lá chegar e depois? USA-SE ou legitíma-se pelo USO?...

Comentário ao comentário

Vistas as coisas de um certo ponto de vista, e em termos de evolução política e social, avançámos de facto alguma coisa desde os tempos da República Romana , mas tão pouca se comparada com os outros avanços na ciência prática que de facto mais nos "impacta", como na Medicina ou na Economia!
Aí conseguimos diminuir a taxa de mortalidade infantil, aumentar a taxa de alfabetização, criar as vacinas e os antibióticos, desenvolver e automatizar os meios de produção, etc, etc...

Mas quanto à Sociologia do comportamento e às suas influências na "Res Publica" acho que pouco evoluímos...
Tal como no tempo de Cícero, o Povo continua a ser governado através da judiciosa utilização do binómio "Panem et circenses" e a Demagogia, inventada em Atenas com um significado bem diferente do que agora lhe damos, é a pedra de toque de todos os Governos pouco democráticos.
Volta Marcus Aurelius e vem cá explicar Ética a esta gente sem Rei nem Roque!

Nenhum comentário: