segunda-feira, setembro 18, 2006

O Café do Oriente


Em Madrid os Colegas espanhóis convidaram para o "Café do Oriente".

Mesmo junto à Opera de Madrid, ao lado da Catedral da Almudena e situado na Plaza de Oriente, perto do Palácio Real e numa zona pedonal de belo efeito paisagístico encontra-se este:

"Café de Oriente"
Plaza de Oriente 2
Tel - 915 413 974

Foi aberto por um Padre espanhol que ficou conhecido por dar emprego a muitos jovens de poucas posses através da abertura de Restaurantes onde aqueles pudessem trabalhar... Isto nos anos 50... Hoje o "Café de Oriente" faz parte de uma cadeia internacional - Grupo Lezama - e é uma casa de luxo moderado e de preços (fui convidado mas deu para ver na carta a bitola do local, com os pratos principais a entrar nos 25€ cada e as Entradas idem idem) a puxar para o carote.

A Cozinha que se pratica é "de autor" embora com escolhas algo limitadas - cerca de 9 propostas de entradas outras tantas de carnes e 5 ou 6 de peixes.

Comemos "Lubina al sal" e "Carré de Cordero", ambos bem apresentados e feitos com mestria.

A anteceder veio um prato de Jámon Ibérico de Bellota. Como Postres "Sorbete de Mandarina".

O Tinto escolhido para esta função foi um "Ribera del Duero" que eu não conhecia chamado "Bagus" , de 2000.

Belo Vinho! Tinto possante e carnudo, com um excelente Bouquet. Quase que juraria que andou pelos 50€...

O que impacta mais nesta proposta do "Café de Oriente" é o incrível charme do local onde se situa, antigo mosteiro ou convento integralmente recuperado, com salas a abrirem umas sobre as outras, separadas por escadas e pequenos corredores, a dar uma ideia de aconchego num Restaurante obviamente muito grande.

Bom, mas há (muito ) melhor em Madrid... Vale sobretudo pelo espaço, decoração e pela situação.

Nenhum comentário: