terça-feira, setembro 26, 2006

A Escrita Epistolar e a Leitura para as nossas Crianças


9 de Outubro, Dia Mundial dos Correios é o pretexto para os CTT Correios de Portugal, cumprindo uma promessa que eu fiz o ano passado em Barroselas - Dia do Selo - dedicarem aos Jovens entre os 6 e os 12 anos um conjunto de iniciativas que têm por objectivo fundamental fomentar a escrita epistolar (troca de cartas) nesse tão importante escalão etário.

O desenvolvimento do gosto pela escrita, pela Leitura e pelo bom tratamento da Língua Portuguesa é fundamental se desejamos ter uma população culta e literariamente orientada dentro de 20 ou 30 anos...

O Governo tem um Projecto - Plano Nacional de Leitura - que coincide com os nossos desejos, pelo que vamos decerto aproveitar todas as entidades envolvidas , com relevo para o Ministério da Educação e para o Instituto Nacional do Livro e das Bibliotecas, para tratar este assunto com a importância que merece.

A alternativa é termos uma cultura baseada em "linguagem" de SMS dentro de alguns anos...

Para já aqui fica a Imagem da Emissão filatélica dedicada a esta matéria.

Um comentário:

Anônimo disse...

São se aplaudir,potenciar acarinhar e incentivar,todas as iniciativas que visem desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Se possível todos os dias e não sòmente a título de mais um pretexto, por arrasto de um dia Mundial, neste caso dos Correios.
Cada vez se escreve e lê menos,quando são disponibilizados mais meios de leitura e escrita.
O hábitos de escrita e leitura, estão ameaçados,pela mediatização, mudança dos meios e formas de comunicação.
Projectos e identificação dos problemas já há quanto baste.
É necessário agir e estimular com acções concretas.
Só que a língua Portuguesa é atropelada e mal tratada,todos os dias pelos media, sem grandes preocupações.Um sinal dos tempos.A tal cultura baseada baseada na "linguagem" SMS e telenovelesca
Chegar às crianças dos 6 aos 12 e motivá-las e envolvê-las,na leitura e na escrita é algo de essencial,mas que não deve ficar por aqui,dado a gesta ser enorme,atendendo ao estado da situação.
É de pequenino que se torce o pepino,lá diz o Povo.