segunda-feira, janeiro 06, 2014

Símbolo


Inevitavelmente este Post vai debruçar-se sobre o desaparecimento do Eusébio.

Não porque o futebol deva dominar as nossas vidas , mas sim porque a importância da personagem ultrapassa os limites das linhas do campo onde se joga, abrangendo outros campos e outras dimensões.

Já por aqui escrevi diversas vezes que, nos tempos em que apertava o regime totalitário e poucos momentos de alegria existiam para a grande maioria dos portugueses, era aquele génio que às 4as Feiras e aos Domingos enchia o peito dos Tugas de orgulho. Fosse no Benfica ou fosse na Seleção.

Conheci-o pessoalmente num programa de TV (acho que era o Programa da Manhã da RTP) onde estivemos juntos, eu para falar de selos e ele para falar já nem me lembro bem de quê. Nos intervalos e enquanto esperávamos pela chamada à entrevista lá íamos trocando umas palavras. Eu um bocado encolhido por estar ali o "Senhor Eusébio" ao lado. E ele como todos diziam que era sempre, modesto e até humilde no trato, quase a pedir desculpa de ali estar a "incomodar"...

Mais tarde, sempre que o via na Tia Matilde - se estava sozinho ou apenas com o Tio Emílio - nunca deixei de lhe falar.

A última vez que lhe falei foi para trocarmos umas impressões depois do almoço, sobre o jogo que o Benfica perderia por 1 a 0 com os gregos do Olympiakos nessa noite de 5 de Novembro.

Já o achei muito em baixo, agarrado a uma bengala. E até comentei o assunto com o Diogo.

Quando foi o Coreia do Norte-Portugal (tinha eu 11 anos) estava a enervar tanto o meu Pai com os comentários que fazia ao desenrolar do resultado que este me mandou sair da sala onde víamos na RTP o encontro e ir jogar à bola para a rua com os meus amigos. E só me chamou outra vez depois dos 4 a 3... Ainda hoje me lembro das lágrimas a correr pelo rosto do meu velhote quando o jogo acabou. E das palavras do meu Tio Fernando, benfiquista ferrenho e já nessa altura proprietário de duas ou três mercearias ali no Estoril e em Cascais, portanto um homem mais "da situação" : -" Ah Ganda Preto! Para isto é que fomos para África! Foi para te ir buscar cara linda!"

O Eusébio era assim. Punha a chorar a malta mais da esquerda - como o meu Pai - e fazia dar vivas ao cunhado dele, que achava que o Salazar era um Anjo que Deus Nosso Senhor mandara a Portugal para nos salvar...

Boa Viagem Senhor Eusébio! Deve lá estar à sua espera em cima uma cópia da Tia Matilde onde todos os dias possa almoçar e jantar com os Amigos. Sem esquecer o "escocês" da praxe...
eusebio (1)

 

Nenhum comentário: