quinta-feira, janeiro 16, 2014

Doutorados expulsos do País?

Os resultados das Bolsas de Doutoramento e de Pós-Doutoramente a financiar pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (dependente do Ministério da Educação e Ciência) referentes a  2013 saíram ontem.

Em relação aos níveis de 2012 verificou-se uma baixa notável , segundo alguns de 50%, segundo outros comentadores de dois terços (66%), consoante as áreas de investigação...

Entre perto de 5700 candidaturas  (Doutoramentos + Pós-Doc) foram concedidas menos de 10% bolsas. Sim, menos de dez por cento!

Não haverá dinheiro, segundo a explicação oficial. Mas o orçamento da FCT não desceu assim tanto de 2012 para 2013...

Leiam aqui mais sff:

http://www.publico.pt/ciencia/noticia/corte-nas-bolsas-de-doutoramento-e-posdoutoramento-da-fct-foi-brutal-1619823#/0

O único comentário que entendo fazer é que se mandam embora ou fazem desistir da investigação a élite intelectual do País os poderes públicos estão a hipotecar o futuro de todos nós, dos nossos filhos e dos nossos netos.

E o que mais me entristece é que se enraíza a demagógica observação típica do salazarismo:

 "Estudar é um luxo! Doutores e Engenheiros já temos a mais! Vão mas é aprender um ofício! "

Excepto os ricos, está claro!! Esses não necessitam de Bolsas.

Um país que assim pensa e que expulsa  os melhores dos seus filhos para o estrangeiro está mesmo a pôr-se a jeito para ser colonizado.

E é uma tristeza ver assim regredir 40 anos de Democracia e de apoio à massa cinzenta, fosse ela do camponês, do operário, do funcionário público ou do empresário...

A Instrução é a única coisa que permite ao filho do pobre competir no mercado de trabalho com o filho do rico. E quem ignora isto está a ignorar mais de 90% do nosso reservatório genético.

É um suícidio de espécie, um verdadeiro genocídio do lusitano!

Nenhum comentário: