quinta-feira, dezembro 01, 2011

A Caça

Mestre Mendonça convidava ontem para um jantar de caça em sua casa. Tudo material caçado por ele e pelos seus amigos, cozinhado por ele  e que veio depois a ser também apreciado pela mesma gente, mais um ou dois "penetras" onde me incluo, eu que me confesso absolutamente "feijão de duas caras"  nestas coisas da caça: sou incapaz de dar um tiro numa alimária daquelas, mas rejubilo quando as vejo no prato, rescendendo de cheiros e de sabores de Outono...Misérias do meu  temperamento amigos.

Perna de Veado fria, confitada; Canja de Pombo Bravo, Coelho Bravo com alho e malagueta, Lombo de Veado em Chanfana.

Para sobremesa  a Eduarda dos "Sabores Calientes", nora do "impetrante" mestre Cuca,  fez um bolo de chocolate e um bolo "desfeito", quase que uma derivação dos bolos de frutos secos embebidos (ou não) em vinhos fortificados que são apanágio desta quadra.

Tirei fotografias várias, instado pelo Luis Corte-Real, mas logo nessa noite o BB "pifou" o que me deixa aflito para ilustrar este Post. Vamos a ver se na Net encontro alternativas.

Mestre Mendonça não sabe cozinhar mal, e na noite passada mais uma vez o comprovou. Posso todavia hierarquizar as minhas preferências pessoais: Em 1º Lugar o Coelho (magnífico) e logo depois Ex Aequo, o Veado confitado e a canja de Pombo Bravo.

O Blogger, como de costume levou tinto: Quinta da Pellada de 2003 em Magnum (soberbo Dão de Álvaro de Castro) e mais um dos caçadores convivas contribuiu para a desgraça comum com uma caixa de Fojo de 2000, superlativo vinho do Douro que infelizmente desavenças familiares não  têm permitido continuar na senda de grande qualidade. Esperamos que esta fase passe depressa. As vinhas velhas estão lá! E a sabedoria enológica hoje compra-se...

Neste Feriado do 1º de Dezembro e apesar das restrições, desejo compartilhar este momento de felicidade com os meus Leitores. Quem tem a felicidade de ter Amigos caçadores não precisa de gastar muito para passar uns bons bocados. 

Já me esquecia,  pois claro...também é preciso saber cozinhar... Aqui é que a porca torce o rabo (salvo seja).

Nenhum comentário: