quinta-feira, março 10, 2011

Em Belém tudo começa Bem... Ou não...

Discurso "cruel", "interventivo", "de verdade"; "incómodo", " de 1º Ministro", "quase uma aula", e por aí fora... A grande vantagem que teve esta tomada de posse foi não ter deixado ninguém indiferente. Quanto ao resto e na minha opinião, não houve nada que não fosse já esperado dado o tremendo despudor do discurso do mesmo PR na noite da sua Vitória. Guardado está o bocado... E estava.

Agora que vai ser preciso fazer escolhas importantes  apareceu também na Visão e no DN a "lista" dos trabalhos de casa encomendados por Pedro Passos Coelho (PPC) a alguns economistas de fama. Lendo os resultados não advém ao pobre trabalhador por conta de outrém grande motivo de regozijo caso seja esse PPC\PPD\PSD  a ganhar umas futuras e esperadas eleições. Entre outras coisas aconselham as iluminárias que se baixe mais ainda o ordenado dos ...(está claro, deles, dessa raça infecta) funcionários públicos e dos trabalhadores do Sector Empresarial do Estado. E, para contra-balançar,  aumente-se o ordenado dos Políticos sff!

Este PP Coelho só dá tiros nos pés. Aliás, consta nos mentideros de Lisboa que, tal como João Garcia e outros alpinistas, já quase não possui dedos nos ditos pés, à conta das bordoadas de pólvora que lhe tem dado ultimamente...

Então agora que o PR estava  "encrençado" ao lado do seu Partido, agora que os Juros da Dívida passaram a ser (Ministro das Finanças dixit) "Insustentáveis", agora que a intervenção estrangeira vem por aí abaixo não tarda... Agora que tudo isso aconteceu é que vêm os seus Conselheiros dizer para se "baixar ainda mais os vencimentos do SEE?" e ainda por cima "Aumentar os dos Governantes" ?

Nestas condições quem vai votar  nesse Clube? Aqueles que, tão chateados andam com a socrática governação que mesmo prejudicando-se só querem ver o 1º Ministro em fuga e desonrado por uma derrota estridente?

Mas será assim mesmo? Com estas dúvidas a passar para os MCS - sobre os Salários do SEE, sobre os Vencimentos dos Governantes, sobre o Sistema Nacional de Saúde, sobre a Educação livre e gratuita?

Peço licença para fazer umas contas, muito grosseiras de facto, mas apenas para dar uma ideia aos Leitores das "forças em presença":

São 585 000 funcionários públicos e mais uns 230 000 trabalhadores do Sector Empresarial do Estado, ou seja,  cerca de 15%  da população trabalhadora, à qual juntaremos 600 000 desempregados. Tudo isto dará  1 415 000 votantes potenciais. Quase 32% do Universo dos Eleitores Nacionais...
Mas essa Gente tem famílias. As mulheres, os pais, os sogros, os irmãos, nalguns casos os filhos...também votam... Numa estimativa grosseira toda a "maralha" provavelmente envolvida na trama do cordão umbilical ao Estado e do Desemprego pode dobrar o número em causa. Isto é,  passaríamos para 64% dos Votantes potenciais... É Muito! É Gigantesco! Nenhum Partido pode ganhar em Portugal qualquer eleição sem estes Votos!

Dá que pensar .

De um lado o ódio que todos, ou quase,  têm a José Sócrates, do outro lado o medo que Pedro Passos Coelho venha por aí ainda fazer pior no que toca às garantias fundamentais...

Entre a Espada e a Parede o que vão escolher? Se fosse eu escolhia a Parede, pelo menos podia-me encostar...Enquanto o Abutre esperava pelo cheiro a cadáver...

Um comentário:

Anônimo disse...

Do longo discurso do "nosso" PR retira-se (devidamente descontextualizado) um pequeno exerto dirigo aos jovens:

"Façam ouvir a vossa voz. Este é o vosso tempo. Mostrem a todos que é possível viver num País mais justo e mais desenvolvido, com uma cultura cívica e política mais sadia, mais limpa, mais digna. Mostrem às outras gerações que não se acomodam nem se resignam."

Em 1994 (mais precisamente a 24-06) o discurso do então PM foi muito parecido,contudo mais duro, em forma de cacetete no "lombo" dos então "jovens" camionistas que faziam ouvir a sua voz contra o aumento das portagens da Ponte 25 Abril.

Memoria curta?

Cpts
AB