quarta-feira, março 16, 2011

Fartos da Política!!

Dizem-me alguns Amigos e Leitores que "estão a ficar Fartos, mesmo fartinhos de todo, das crónicas sobre Política aqui do Blog e de só ouvirem falar de política em tudo o que é jornal, rádio ou TV"...

Não duvido que seja assim. Eu próprio já muitas vezes me enjoo de ler, ouvir e até de escrever sobre o tema, sobre a Crise, sobre as aldrabices, sobre as rasteiras sujas, sobre os bancos e os banqueiros, sobre as ameaças e as birras, etc, etc, etc...

Mas o que receio é que o bom Povo deste País, onde me incluo a mim e  todos os nossos Leitores, ao alhear-se destes assuntos incómodos não faça mais do que a avestruz a esconder a cabeça na areia.

Não estamos em tempos de esconder a cabeça! Anos demais, se calhar , deixámos que outros decidissem por nós.

A única "virtude" deste tempo miserável é  que estamos finalmente a saber - aos poucos e poucos - qual a profundidade do "BURACO" em que nos meteram. Não interessa quem foi, o facto é que praticamente todos os Governos são responsabilizados por não terem tomado as melhores decisões no passado quanto ao robustecimento da Economia Nacional.























E se a alguns - lembro-me de Cavaco Silva nas suas duas maiorias - ainda se lhes pode dar algum benefício da dúvida, porque não sabiam o que faziam, porque seguiam cegamente as instruções de Bruxelas para acabar com as Pescas e com  a Agricultura, já aos mais recentes podemos e devemos exigir responsabilidades.

A Crise Financeira de Wall Street não se podia prever, dirão muitos, nem sequer as suas contaminações em cascata. Prever a Crise não seria possível, mas ter mais e melhor regulação que a impedisse de tomar aquelas dimensões, isso já era obrigação de quem nos governava.

Para trás mija a Burra! E isto são mas é conversas de Velhos (como diz o Amigo Acácio) .

 Claro que sim. Já não se pode recuar no tempo e prender o Madoff antes de começar a roubar, ou meter nas grades os Gestores do Lehman e das Seguradores Gigantes com os seus esquemas de financiamento à compra de habitação especulativos... Mas Recordar significa termos sempre a hipótese de nunca mais repetir! E  isso é muito importante, para as futuras gerações.

Tal como as Autoridades de Tóquio têm estado decerto a mentir ao seu Povo sobre a verdadeira dimensão da catástrofe, por motivos óbvios de controlo da histeria colectiva e para impedir maiores males causados pelo pânico, também aqui em Portugal este Governo nunca parou de ocultar a verdadeira dimensão da nossa desgraça aos Portugueses, mas aqui sem outro  propósito evidente que não fosse o apego ao Poder.

Ou então, e também já vi essa hipótese defendida, porque se soubéssemos mesmo a verdadeira realidade da nossa economia, era de recear uma corrida aos Bancos da maior parte dos cidadãos, o  que levaria o Estado à bancarrota em poucas semanas.

Lembro-me que este mesmo Estado começou a desincentivar o investimento em Certificados de Aforro, há já alguns anos, pura e simplesmente porque não tinha já condições de honrar os seus compromissos para com os Aforradores se o ritmo das poupanças continuasse tão elevado! E estamos a falar de juros de 4% ou 5 % apenas!!!

Como será agora com juros de 8%???!!!

Para completar o "bouquet" destas "rosas" soube-se hoje de manhã que o rating da República foi de novo diminuído ( e em dois níveis) pela Moody's.

E isto antes de terem ouvido ontem à noite o 1º Ministro na SIC...

É de esperar pelo Pior. Com Eleições antecipadas (ou não) a entrada do FMI e  do Fundo de Estabilização da UE parece cada vez mais inevitável , com as consequentes perdas de soberania para Portugal e apertar de cinto para todos nós.

Alguns Portugueses  já não é o cinto que apertam, mas sim a pouca carne que têm disponível, entre as costelas e o cilício dos algozes, à moda de um Opus Dei fanático (Vade Retro!)

Vamos prepararmo-nos para abdicar dos subsídios de Férias e de Natal. Entre outras coisas...

A Alternativa? Não Há.

A menos que queiram viver das batatas da aldeia  que V. cavarem, dos coelhos que apanharem à mão (não é piada, antes fosse...)  e do peixe que pescarem V. mesmos...

Nota: Amanhã prometo que o Post será mais risonho...Ou não...

Nenhum comentário: