segunda-feira, março 14, 2011

O que mais nos faltará (ainda)?

PEC 4, Birras de meninos rabinos, o país a afundar-se alegremente, os Ministros um bocado aflitos para explicar o que (não) sabiam; e o desgraçado do Assis , quase gago na Televisão, a dizer que era preciso "repensar toda a estratégia"...

Que o Primeiro e o PR não se dão bem, isso é conhecido. Agora que um faça a maldade do "Cruel discurso de inauguração" ao outro, e este amua, não o cumprimenta como o Protocolo exigia e ainda por cima, para se vingar,  vai para a Alemanha anunciar medidas sem lhe passar "Cavaco"...

Não lembra a ninguém...Parecem as comadres zangadas, a estenderem a roupa suja de cada uma .

Não sei bem o que ainda nos falta sofrer até atingirmos a "redenção" - a qual deveria ser aqui neste mundo, porque no outro, tanto quanto sei de boa fonte, estão já os apoios sociais garantidos. E a malta angélica não deve precisar muito de Pensões ou Reformas.

O retrato do Portugal deste Fim de Semana foi peculiar.

Por um lado as notícias que nos chegavam da Europa, a deixar mais ou menos estupefactos os indígenas que até tinham ouvido o Sócrates explicar na AR que "tudo estava a correr bem"...

Por outro lado, a Manif da geração "À rasca ", linda! Centenas de Milhares caminhavam nas ruas a explicar os porquês da sua insatisfação.
" Demagogos!" dizia o Santos Silva, cego e surdo tal e qual o velho Almirante que, da sua redoma, escrevia no caderno de apontamentos diário , naquela manhã de Abril, 30 e tal anos para trás :
" O céu está enevoado e o mar de pequena vaga. Parece que há umas movimentações do povo pelas ruas da cidade..."

O problema pode muito bem ser este: O regime actual está podre, mas agarra-se ao Poder com a força do desespero e a noção - infelizmente verdadeira - de que não tem alternativa séria.

Na altura em que as maiores cabecinhas pensadoras deste País já resfolegam e se babam com a noção do Bloco Central , velha e relha, o CDS\PP, o BE, o PCP não querem ser deixados mais uma vez para trás e inventam pretextos para que não os  assumam como perfeitamente dispensáveis...

Greves estarão para aí a chegar, Quer as dos Patrões (Transportes) quer as dos Trabalhadores (Professores, não deve faltar muito).

Com este panorama e a saber-se que o PEC 4 será discutido na nossa inefável AR, depois de ter sido dado como pronto a entrar em "produção", os Alemães e outros pagantes devem dizer para com os seus botões: E não se pode exterminá-los?

De facto seremos um pouco como as baratas para esta Europa moderna: incómodas, com mau aspecto, gastadoras de recursos e  oportunistas... Numa coisa apenas diferimos delas: temos sido  incapazes de nos governarmos sózinhos... As baratas parece que não.

Nenhum comentário: