quarta-feira, outubro 29, 2008

Halloween para quase todos (os remediados)

Deixarei para amanhã as contas de um Halloween para aqueles portugueses (poucos, muito poucos) que não sentem esta crise (nem esta nem nenhuma das outras) e falarei hoje de uma festa bem à medida da actual situação económica...

Em casa, está claro! O que é que pensavam?

Pai e Mãe a trabalharem se tiverem sorte, um ou dois Filhos adolescentes e uma Sexta Feira à noite: esta a tela onde vamos "pintar" a noite das Bruxas de 2008.

Preparação prévia é a alma de qualquer negócio! Haja por isso conciliábulo familiar já hoje à noite, preparando como deve ser a ocorrência de 31\10.

Todos sabemos que os "putos" - entre os 15 e os 20's - só ficarão mesmo em casa numa Sexta Feira à noite se estiverem com mais de 40º de febre... E não vou ao ponto de pedir aos Pais que a provoquem de propósito só para ter a prole em seu redor . Mas pelo menos peçam-lhes que se deixem ficar para o jantar.

Nas vésperas comprem coxas de pato ( duas por cabeça se for gente que coma bem) , miúdos do mesmo pato (bem, desse ou doutro...) , arroz carolino de duplo grão e um chouriçito alentejano.

Na noite anterior ponham as coxas do pato ao lume em água e sal à qual juntam um fio de azeite e uns grãos de pimenta preta. Depois de cozidas reservem a àgua da cozedura e ponham à janela o pato (se viverem acima do 1º andar, por causa da crise...) deixem esfriar e - à mão - limpem as coxas de peles e dos ossos.

Guardem a água de cozer e as febras em Tupperwares no frigorífico.

No próprio dia 31 , logo que cheguem a casa, terão apenas cerca de 45 minutos de trabalho antes de se sentarem à mesa: façam um refogado de cebola fina e de alho com bom azeite, juntem uma colher de sopa de sal e deixem alourar em lume médio e nesse refogado as febras do pato e os miúdos ainda crús.

Em estando louras juntem um cálice cheio de vinho branco, deixem apurar uns minutos, aumentem a temperatura do bico do fogão e deitem o arroz , fritando-o no refogado e virando-o com o auxílio de uma colher de madeira.

Deitem depois a água de cozer o pato que guardaram e acrescentem com água da torneira se for caso disso, para que a proporção se mantenha na chávena de arroz para duas de água.

6 coxas de pato desfiadas e uma malga de arroz (chávena almoçadeira grande) dão bem para 3\4 pessoas.

Deixem cozer o arroz (vão provando e rectifcando de sal) e quando estiver cozido ponham por cima do tacho rodelas de chouriço e levem 15 minutos a forno quente para tostar por cima.

Sirvam no mesmo tacho que foi ao forno. Acompanhem com Tinto Herdade de S. Miguel Colheita seleccionada de 2007 , a menos de 5 euros por garrafa.

Componham a mesa antes de vir o tacho, com umas entradas: cortem umas rodelas do mesmo chouriço e coloquem num prato de sobremesa, façam o mesmo com uma queijeta alentejana de Niza (à venda em qualquer supermercado) e que não esteja muito dura, e acabem com outro prato - este maior - de queijo fresco polvilhado de orégãos, sal e pimenta preta e entremeado com rodelas de tomate fresco.

Se fizerem tudo como eu disse gastam em redor de 30 euros (para 4 pessoas) e ficam bem.

Mesmo muito bem!

Ao findar a refeição deixem a malta nova bazar e tratem mas é dos dois! Em havendo ainda tempo e disposição para o mais importante, mandem os filmes à hortas e vão mas é confirmar o estado das molas do colchão.

Caso essa ocorrência seja , já de si, um susto - independentemente do Halloween - então enrosquem-se no sofá a ver a programação da Cabo para essa noite. Têm desde o clássico Nosferatu ( do cinema mudo) até ao novíssimo Coisa Ruím , o terror em português com sotaque da Beira Alta.

E pode ser - mas não prometo - que lá para o fim do filme e com o auxílio de um whiskizito (malte de preferência) e de um Baileys para a senhora, se possa, finalmente, fazer o tal teste às molas ...

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa receita, tanto pela "janta" como pelos preliminares e final.
São os tempos que nos legam....
PS- Apesar de ser da terra do dito"queijo" e de espantar muitas bocas, eu...tudo o que for queijos, revolta-me as miudezas e "passo".
Se a patroa concordar com a receita, o queijo não entra nem nas entradas nem nas saídas, não vá eu esquecer-me de alguma "obrigaçãozita" por via do digestivo e do maldito (queijo),naturalmente.
Peninha