quarta-feira, maio 09, 2007

9 de Maio - FÒRUM FILATÉLICO e AFINSA um Ano depois


9 de Maio de 2006 também foi o dia em que a Polícia espanhola executou a apreensão dos bens das Companhias FÓRUM FILATÉLICO e AFINSA e encerrou os seus escritórios.

Um ano depois deste acontecimento que teve repercussões imediatas nos bolsos de muitos aforradores portugueses e espanhóis como estão as coisas?

Do ponto de vista do Mercado Primário de Filatelia (CTT) não nos podemos queixar. Continuamos a vender cerca de 10 Milhões € por ano e com especial relevo para as Vendas aos balcões das Estações de Correio, o que parece significar que quanto mais próximas do cidadão e das suas preocupações são os temas das Emissões de Selos tanto mais se vendem.

Do ponto de vista do Mercado Secundário (Comerciantes) existe ainda o fantasma dos stocks da AFINSA e Fórum Filatélico. Isto é, há o receio - não sei se fundado - que se a Justiça Espanhola der ordem de venda dos stocks que foram apreendidos, o valor desses selos diminuirá drasticamente podendo levar à falência dos Comerciantes não especuladores que neles investiram. Estamos a falar de selos relativamente recentes, de 1980 e daí para a frente.

Quem tem em casa tesouros de 1920 e de antes pode estar perfeitamente descansado...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda bem que o tornado Afinsa, não teve grandes efeitos no negócio filatélico e que os CTT não foram por arrasto envolvidos no caso.
No mercado secundário, especulativo, é obvio que os stock´s da Afinsa e Forum Filatélico e o seu destino futuro, concerteza que condicionam o comportamento dos Comerciantes e especuladores( é disso que vivem).