sexta-feira, maio 11, 2007

Comentário aos 100 Anos do escutismo

Um nosso Leitor comenta com ironia o Post anterior:

Sobre escuteiros ou escoteiros continuo a preferir a "velha" definição:
Grupo de crianças vestidas como idiotas, comandadas por um idiota vestido como uma criança.

Mas permitam que acrescente que se todos os idiotas fossem assim pouco mal viria ao Mundo e, ao contrário, éramos capazes de viver bem melhor e mais seguros...

2 comentários:

LMB disse...

“Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. […] O estudo da natureza mostrar-vos-á as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. […] Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes e, quando chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes, sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem. Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes […], e Deus vos ajude a proceder assim”.

Excerto da última mensagem de Robert Baden-Powell em 1941 no Quénia. Há claramente uma convergência natural do ideal escutista e o cristianismo, mas, certamente não se infere daqui algo prejudicial. De resto, altruísmo, pedagogia e até a ecologia, continuam, felizmente, a fazer parte de valores actuais. Simplesmente, em 1907, um homem conseguiu dar forma a um movimento que hoje é planetário e, não consta, que esse homem -general de carreira- fosse algum "idiota em roupas de criança". A falta de conhecimento é que pode fazer com que se derive para comentários menos generosos.

Anônimo disse...

Concordo plenamente.A idiotice vem da ignorância e desconhecimento do ideal do movimento e da obra de Baden-Powell.
A ignorância é atrevida.