quarta-feira, maio 02, 2007

A Gastronomia Moçambicana


Sempre em Almoços ou Jantares oferecidos pelos Sponsors do Fórum não foi fácil tomar o pulso à gastronomia local fora dos grandes hotéis ou dos Restaurantes mais conhecidos.

Destaco mesmo assim:

a) O fabuloso Churrasco de Lagostas e Camarão Gigante, na Praia de Bilene logo à nossa chegada.

b) O Caril de Camarão típico do Maputo e com reminiscências malabares, que se serve um pouco por todo o lado.

c) O Cabrito em molho de Pimenta Verde servido no Restaurante Kaya Kwanga


d) O velho "Grego" hoje "Restaurante Costa do Sol", famoso pelos Mariscos vivos e pelo molho com que são servidos os camarões de vários tamanhos.

A velha lei do marisco e do peixe ser inferior (ao nosso paladar) à medida que a temperatura do mar aumenta viu-se aqui demonstrada.

Embora se note menos nas lagostas pequenas (se bem que mais secas de carne que as do Atlântico Norte) esta tese teve paradigma no que diz respeito ao Caranguejo Real (onde as tenazes eram recheadas de carne esponjosa) e aos Camarões Gigantes, embora estes se defendessem bem ao serem servidos em molho adequado, feito de pir-piri e de limão.

Preços? Bem nos Hotéis é tudo marcado em USD. O prato principal entre 17 USD e 25 USD...

Num restaurante médio, comendo marisco de entrada e um caril como prato principal e bebendo cerveja (Laurentina pois então!) pagaremos cerca de 15€ na nossa moeda. E é caríssimo para os locais...

O Kg do Camarão Gigante custa - no Mercado do Peixe, outro ex-libris dos restaurantes do MAPUTO, 150 METICAIS - perto de 5€.

Nenhum comentário: