segunda-feira, maio 14, 2007

E Agora Lisboa?


Provavelmente teremos as Autárquicas para Lisboa em Julho deste ano - meados do mês, ouvi dizer que a 8 ou a 15.

Por parte do PS a figura de António Costa aparece cada vez mais nítida , não só por ser a escolha de Sócrates...mas também exactamente por isso!

Ao PSD restará empurrar Seara (dizem que a contra-gosto do próprio) para estas andanças. Ele que tão bem estava na sua Sintra - e a fazer bom trabalho! Veremos se a sua condição de benfiquista e comentador desportivo terão importância nesta Eleição.

PCP e BE manterão em princípio os actuais vereadores como cabeças de Lista.
E o CDS? Há quem diga que Paulo Portas devia enfrentar o "touro" (salvo seja) de peito firme e apresentar-se ele próprio ao eleitorado alfacinha... Mas não acredito. Os riscos seriam demasiado grandes...

Aparece depois a Arqª Helena Roseta, em outsider, com ideias de repetir ao nível autárquico a "dança" que Manuel Alegre protogonizou nas Presidenciais.

Terá alguma hipótese concreta? Vai retirar muitos votos ao PS?
Na altura em que concorreu e ganhou a Câmara de Cascais (anos 80) devo dizer que fez uma Campanha muito boa, sobretudo nos bairros mais desfavorecidos, entrando nas barracas e falando com toda a gente. Por isso ganhou, provando o que toda a genta sabia - que Cascais não era já uma terra de "tias" e de "queques"

Vamos esperar pelo início da Campanha para ver.

Uma coisa é certa: Quem aqui arrisca mais é o PS e o 1º Ministro .

Porquê? Por apresentar um Candidato muito forte e da confiança política absoluta de José Sócrates e por ser a primeira e verdadeira prova de fogo depois do "iceberg" Universidade Independente -Curso de Sócrates.

Pode este ser o início do declínio do Poder Socrático se o PS não ganhar Lisboa, ou ao invés ser a lufada de ar fresco que revitalize a 2ª fase deste mandato legislativo, preparando a próxima Legislatura, no caso de António Costa ser o vencedor.

Tempos interessantes para os analistas aproximam-se...

Nenhum comentário: