quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Ramiro da Campanhã?? O que é isso??




Quem é o “Ramiro da Campanhã??!!

Os Blogues têm destas coisas... mal me distraio acontece o reparo dos Leitores.

No caso da crónica sobre o Cartaxense “Pata Choca” iniciei a charla referindo a tradição nortenha de bem trabalhar o Polvo, e referindo a propósito, entre outros, o “Ramiro da Campanhã”.

Ora este é um restaurante que não existe!! Como muito bem referiram alguns dos Leitores habituais!

O que existe , e há quase 55 anos, é o famoso Restaurante:

Casa Aleixo
Rua da Estação 216
4300-171 PORTO
Freguesia: Campanhã
Telefone – 22 53 70 462

Onde trabalha, gere a sala e recebe o pessoal o benfiquista (sediado no Porto) Sr. Ramiro, estando na cozinha a sua Mãe e grande cozinheira tradicional, Senhora Dª Maria Inês Ribeiro.

Daí (na gíria) ser tratado muitas vezes o Aleixo carinhosamente como “ir ali comer ao Mirinho” ou “Ir ao Ramiro de Campanhã”.

Casa Antiga com duas salas separadas: a do café e onde se “espera” e a principal onde se come, tendo a cozinha à vista lá no fundo. Sim, é verdade que cafés são tomados ali ao lado, pois há que vagar as mesas para a enchente seguinte. A não ser que lá vão comer depois das 14,30H...

Come-se divinalmente. Tudo fresco (atenção que dúvidas sobre este desiderato serão tratadas à moda do Porto, ou seja, à cacetada, resultando em expulsão do local).

As especialidades da Casa são os filetes de pescada, os filetes de polvo, a vitela, o cabrito assado no forno, o chispe com feijão vermelho e grelos e as tripas. Para a sobremesa, a aletria, as rabanadas e a maçã assada. Contudo, também o toucinho do céu «mesmo doce e feito como nos conventos “ uma verdadeira referência pecaminosa no fim da refeição.

Pratos do Dia são (ou eram quando lá fui pela última vez) :

Segunda-feira: Bacalhau cozido com grão ou Bacalhau à Gomes de Sá
Terça-feira: Tripas
Quarta-feira: Cozido à Portuguesa
Quinta-feira: Chispe com Feijão Vermelho
Sexta-feira: Bariganga (feijoada com feijão frade e grelos); Farinha de Pau de Pescada; à noite, Cabrito Assado
Sábado: Tripas

Estão a ver o género, não estão? Felizmente para o retempero dos pobres estômagos o restaurante encerra aos Domingos.

Preços? Já foram mais em conta... Temos de contar com perto de 35€ por cabeça tendo algum juízo na escolha “vinhática” ( não confundir com a madeira) e não abusando dos digestivos, que os há muitos e bons...
*********************************************************
Nas alturas em que ocorrem as tragédias é que fazem mais falta os amigos (neste caso dos comboios) por isso vão-me desculpar esta sugestão de um passeio que já fiz por mais de uma vez.
**********************************************************

Imaginem o seguinte percurso para um destes Sábados :

Tomar o comboio na Gare do Oriente, pelas 9 da manhã (InterCidades). Ao fim de 3 horas e vinte e poucos minutos (12,30H) estar a sair em Campanhã, 5 minutos a pé e ... comer e beber no Aleixo sem temer o balão. Marquem primeiro sff!

Regressar a Lisboa pelo início da noite fazendo a sesta no caminho (Campanhã 15,10H- Lisboa -Oriente 18,36H; também no Intercidades).

Seria ou não um Sábado bem passado?
Oh Maurício não precisas de me dar comissão porque eu também gosto de Comboios!!
Arranjem lá a linha do Tua se fizerem favor rapidamente porque é dos panoramas mais extraordinários que se podem ver estando nós sentados...

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Raúl
Ao ler o seu texto de hoje, lembrei-me de um desafio que tal promover um almoço para os visitantes deste magnífico Blog, seguinto a sua sugestão de viagem no comboio, confesso que à pelo menos 5 anos não o faço e almoço nesse restaurante que embora sendo de um benfiquista creio que poderemos relevar esse facto com a qualidade do repasto.

Um grande Abraço

Paulo Mendonça

Anônimo disse...

E será que o Sr. Ramiro ainda está na Casa Aleixo? Parece-me que li algures (no Sol? no Expresso? ou alguém me disse?) não há muito tempo que, por desentendimentos familiares ou algo do género, o Ramiro saíu do Aleixo. Aliás, parece-me também que já há algum tempo que a Mãe também não era cozinheira. Continuando com dúvidas, parece-me que quem gere actualmente a casa Aleixo é o cunhado (um senhor forte, digamos assim) e a irmã do Ramiro. Será?
Seja como for, isto só confirma que todos nós há muito tempo que não vamos ao Aleixo. Por isso, se abrirem inscrições para a viagem de comboio...
Quim