quarta-feira, fevereiro 14, 2007

S. Valentim - Dia dos Namorados


Chegado o fim da tarde lá me apercebi, pelas conversas e pelas flores nos Gabinetes, que hoje se festejava o Dia dos Namorados... Houve até quem me criticasse tal falta de ideia aconselhando:
" - procure companhia que isto de envelhecer sózinho não se deve poder aturar"...

Desejei (interiormente) que nunca faltassem à autora da duvidosa injunção alguns piolhos bem escolhidos entre os lençóis, para não dizer nas virilhas, mas dei por mim a obrigar-me a relembrar a data do S. Valentim.

A presença feminina dá mais por estes aniversários, penso eu, e quando se tem apenas de aturar em casa um filho homem e uma mãe a passar o prazo de validade, sem cão, nem gato,nem sequer um canário, estas lembranças são mais provocadas por estímulos exteriores do tipo "impacto publicitário" do que propriamente por conversas à lareira.

Minha Mãe faz anos a 13 de Fevereiro e recordo agora (e compreendo) o sorrizinho matreiro da empregada da perfumaria quando lá fui ontem à tarde comprar-lhe o habitual creme de 24h da Lancôme (Caríssimo, aliás, mas enfim... a senhora gasta matematicamente 4 embalagens das grandes por ano: Dia da Mãe, Natal, Dia dos Anos e Dia da Avó. Eu pago todas... ).

Pedi embrulho de oferta e recebi logo um conselho

"- não quer antes levar um perfume? Olhe que nós gostamos mais..."

"- Está bem assim, obrigado!" Respondi eu.

"-Então vai levar estas amostrazinhas de oferta" E enfiou-me no saco 3 perfumantes de senhora...

Ciente de que a minha mãe perdeu o olfacto há uns três anos, depois de ter sido operada, ainda tentei mudar a oferta amável para colónias de homem, mas tive receio de ser mal compreendido e nesta idade (Chiça!! Lá estou eu!!) o bom nome e as aparências são tudo o que resta a um homem.

Pois é então Dia dos Namorados! Festejem, Celebrem a companhia uns dos outros , pensem que
viver a dois tem a incrível vantagem de nunca se chatearem sózinhos e de se aborrecerem sempre bem acompanhados!


Ementa para o Jantar do Dia dos Namorados

a) Sem Filhos

Um Conselho de Amigo (aos Homens): se querem acção depois do jantar saiam de casa e vão a um Restaurante. Podem nunca mais ser perdoados se sugerem outra coisa qualquer...

b) Com Filhos

A prole traz vantagens para a entidade paternal mas apenas depois de terem enriquecido e\ou estarem nalgum lugar de poder que nos possa servir de amparo na velhice (Ai que Porra!!! Outra vez!!).

Por exemplo, ser o Pai trabalhador dos CTT e o Filho Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações. Para esse dia trabalho, mas ainda lá não cheguei.. E Vocês?

Pelo contrário, enquanto os monstros e monstras (adolescentes ou pior) ainda lá se pavonearem por casa gritando pelo controlo do remoto da TV ou rateando o tempo na InterNet (o que está neste momento aqui a passar-se, motivo pelo qual já tenho perto de mim o chapéu de chuva de cabo de madeira) não haverá descanso para os Pais, nem no quarto nem na sala de jantar...

Mesmo assim sugiro um Jantarinho de família sem muito trabalho.

Antes de chegar a casa passem pelo El Corte Inglês e comprem ovas de caranguejo, ovas de salmão, salmão defumado escocês ou irlandês, alcaparras, tostas de pão integral e, já me esquecia , um foies gras decente mas não escandalosamente caro. Serve bem o da marca espanhola. Não se esqueçam de comprar também uma ou duas latas de salsichas alemãs fumadas (as melhores são da marca Hochwald) estas são fundamentais, como verão.

Batam uns ovos mexidos (dois por pessoa) umas cem vezes na tigela, temperem de sal e pimenta preta e fritem em azeite por duas vezes, a primeira porção com parte do salmão cortado fininho e a restante simples.

Sirvam numa travessa funda os ovos com salmão rodeados pelas tostas com o resto do salmão, com as ovas e o foie gras.

Para os mais pequenos tentem convencê-los (boa sorte) de que as salsichas que lhes pôem no prato com parte dos ovos mexidos simples são muito melhores do que o que está nas tostas.

Abram um Espumante decente , recomenda-se o Quinta de Carvalhais Rosé, excelente.


Boa Noite e Bons sonhos!



Nenhum comentário: