terça-feira, fevereiro 27, 2007

Há Bruno na Horta!


Aqui perto da Casal Ribeiro vemo-nos aflitos para comer bem.

O clássico Arpão (com o seu vizinho Pavão) tem uma clientela interessantíssima do ponto de vista dos CTT , sobretudo às Quintas Feiras, dia em que lá se reune para almoçar a "Brigada de Minas e Armadilhas" (podem ser aposentados mas serão sempre grandes Senhores desta Casa).

Mas quanto à comidinha vou ali e já venho...


Agora imaginem que estão no Largo da Estefânia (dobre a língua!! Largo da DªEstefânia, que isso não são modos de tratar uma rainha!) e que estão a olhar para o Arco do Cego (com as costas viradas para o Hospital). Andando uns 30 metros a pé, subindo, virem na primeira à direita e passem pela lateral do Jardim. Logo no primeiro cruzamento (que é com a Rua da Ilha do Pico) está, de esquina o Restaurante:


A Horta do Bruno
Rua da Ilha do Pico nº7
Telefone - 21 315 34 21

Casa pequena, mimosa, com montes (não é pleonasmo) de garrafas à vista. a maioria de grandes vinhos do Alentejo, Dão e Douro. Vale a pena ir lá nem que seja só para espreitar!

Boa amesendação, poucas mesas e cozinha excelente!

As propostas fixas são: às Quartas Feiras Cabrito no Forno e às Sextas Feiras Cozido à Portuguesa.

Do dia pode aparecer o que "Mestre Bruno" entender... Por exemplo quando lá fui a última vez havia Bacalhau à Gomes de Sá e Arroz de Costela de Vinha de Alhos.

As entradas são derivados dos melhores restaurantes alentejanos - Pimentos padrón, pimentos portugueses, saladas de ovas, de orellha, de polvo, etc.. Salpicão de qualidade artesanal, Coelho S. Cristóvão e por aí fora.

Provámos o Arroz de Costela, estava excelente, feito com couve e perfeitamente embebido num molho rescendente de vinho tinto, alho e cebola. As Entradas (que foram muitas, numa tentativa de ajuizar a confecção) também tinham qualidade superior.

Com um poderoso e magnífico Quinta do Passadouro de 2004 Reserva do Douro e 2 cafés , pagaram-se cerca de 70€. Mas atenção que só o vinho correspondeu a metade da continha...

Parabéns ao amigo Pedro, gerente, e quem mora (ou trabalha) por estes lados já não se pode queixar de não ter pousio de manjedoura afável e atento aos preços (sobretudo dos vinhos)...

Sabem que este "Passadouro" já me custou noutro Restaurante da mesma bitola 45€?

Casa estimável e a repetir uma ou duas vezes por mês (na semana de Santo Ordenado).

E, no fim de contas, "tá-se" a 5 minutos a pé da Casal Ribeiro...


Nota: A Imagem que ilustra esta crónica é do vale de Alijó, Pinhão, onde se incrusta a
"Quinta do Passadouro"
Vale de Mendiz
5085-101 Pinhão
Tel.: (+351) 254.731.246
Fax: (+351) 254.731.246
Terra-mãe de alguns dos melhores vinhos do Douro actuais ( e a preços de pessoas, não de sultões do petróleo...)

Nenhum comentário: