quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Correio-Mor sem CTT?




Dois comentários à minha última crónica de teor carnavalesca - e de dois Amigos que muito estimo - fizeram-me reflectir aqui convosco sobre o Tema do Blogue e sobre a sua eventual descaracterização.

Sou quem sou e , por isso, mesmo quando parece que nos afastamos "da chinela" para dar bocas sobre "a toga" - sendo nós sapateiros - há sempre um nexo de causa e efeito que reune estas observações. Pode é ser mais ou menos evidente para quem não me conhece bem...

Falo de Política porque fui muitos anos Professor de Sondagens e de Estudos de Opinião na Universidade e realizei muitas dezenas de análises eleitorais.

Falo de Gastronomia e de Enologia porque é um dos meus interesses particulares, sobre o qual até já escrevi profissionalmente.

Falo do que me incomoda ou do que me faz feliz na sociedade que temos, de uma forma geral, porque não sou alheio ao mundo onde vivo.

Falo de Filatelia porque é a actividade que mais e melhor conheço neste mundo e a que pratico neste momento. Por exemplo, a história das Máscaras "Diabo" e "Morte" de Vinhais que dei a conhecer não é mais do que reafirmar a coragem que tivemos ao emitir uma Emissão de Selos sobre este tema, apesar das muitas críticas do foro religioso que sofremos.

Não falo tanto de política interna CTT como no dealbar da construção deste Blogue por dois motivos:

a) Quando criámos o Blogue a situação era de "guerra" e o Blogue foi a reacção de alguns "vencidos da vida" porque não se podiam exprimir de outra forma abertamente. Serviu de catarse colectiva, parecia o Maquis...

Quer queiramos quer não e por muito que se reconheça que também há actualmente descontentamento, parece evidente que a actual situação não é a mesma!? Eu, pelo menos, digo abertamente o que acho que devo dizer, obviamente respeitando a solidariedade institucional em público, mas sem medo nenhum de falar com "Deus" ...

b) Por outro lado há uma questão de coerência: - sendo actualmente dirigente da Casa tenho pudor de fazer afirmações contraditórias com a estratégia da AD neste contexto. Se não estivesse de acordo deveria simplesmente abandonar o lugar. Se não o faço, não posso (nem devo) ser hipócrita...

Dito isto, nunca impedi ninguém - até a troco do anonimato - de aqui se exprimir como muito bem entendesse.

Por outro lado a Qualidade continua a ser um dos nossos cavalos de batalha. Basta recordar o que aqui se escreveu a 27 de Novembro 2006 ou até da crónica de 23 de Novembro do mesmo ano sobre o "Estado da Nação Postal"...

Nenhum comentário: