quinta-feira, março 14, 2013

De Assis ou Xavier?

Habemus Papam! É o Francisco (salvo seja!). Mas qual deles?

O "polverello"  de Assis ou o Apóstolo das Índias?

O nosso novo Papa é Jesuíta e S. Francisco Xavier também o era...Mas a invocação dos "inimigos" franciscanos na pessoa do mais amado Santo da Igreja também é possível e, se calhar, desejada nestes tempos conturbados. Só ele Francisco I o pode confirmar.

Francisco I já tivémos um  na história de França (1494-1547) nasceu em Cognac (belo prenúncio!) e morreu em Paris . Entre outras coisas é conhecido por ter iniciado a construção do que depois foi o Louvre, ter sido amigo e mecenas de Leonardo da Vinci e ter fundado a Imprimerie National de France.

Este novo Francisco I , Papa, começou bem (acho eu). Simpático e simples ao dirigir-se ao povo da Praça de S. Pedro. Começou com uma graça sobre a sua origem e acabou mandando a malta dormir que eram horas.

Para mim - que fui educado nos Salesianos e gosto de uma boa intriga de paramentos e batinas - deu-me um gozo do caraças ver finalmente os Jesuitas darem uma abada à Opus Dei...

Toma lá Escrivá que é para veres se gostas! 

E os velhos do Restelo da Cúria devem estar um pouco alarmados também com estas "modernices"...No fim de contas a Companhia de Jesus sempre foi berço de várias almas inquietas - filósofos e cientistas, grandes pensadores e teólogos.  

Por isso se dizia em Roma que "eram demasiado inteligentes para serem papas"...   

E agora? A vingança de Teillard de Chardin?  Deixemos passar a inteligência e a cultura mais liberais e vamos ver no que tudo isto vai dar.

Nenhum comentário: