sábado, março 30, 2013

Crónicas da Serra 2 - Interlúdio circense

Peço licença para fazer aqui um intervalo nos relatos das nossas pequenas aventuras de tachos, panelas, tintos e brancos, para falar do assunto mais mediático desta Páscoa: O regresso do Emigrante!
Deixámos a gravar a entrevista do Ex-Primeiro Ministro e futuro o que há-de ser, se o deixarem, caso ele queira.

Como estávamos em casa de Amigos a celebrar um aniversário – logo 69 anos, pôrra! Que data tão bonita! – e depois era altura de nos pirarmos para Serra, ainda não houve oportunidade de ver a “performance” para ajuizar.
Para alguns foi uma Revelação! Para outros um número de Circo. E eu fico sem meios para poder opinar com conhecimento direto de causa.

Mas compra-se o Expresso , compra-se o Público, vêem-se os comentários nas TV’s, e alguma ideia do que se passou começa a ficar no espírito destes serranos por afinidade.
Que o Homem tem raça e destreza política, faro para aproveitar as fraquezas dos adversários e enorme capacidade verbal, isso já todos sabíamos… Agora, por outro lado  também sabíamos que era um visionário convencidíssimo da sua própria verdade e ignorando sobranceiramente a verdade dos outros.

E parece que o Homem Sócrates não defraudou ninguém. Nem quem o chora nem quem o quer ver longe daqui (para não dizer pior).

De facto parece que veio dessas Parises tal e qual como partiu: Artista de gabarito no palco, Narcisista que baste, Manipulador de acontecimentos passados, Senhor da “sua” Verdade (que não é exatamente a Verdade dos outros).

Mesmo que não tenha visto a entrevista toda, eu juraria que se traçássemos um gráfico com as afirmações daquela entrevista  que são Verdade mesmo e as que são produto de uma imaginação, digamos, mais criativa da personalidade em causa,  daria uma  distribuição assimétrica mais para a esquerda…Mais inclinada para a fantasia. Mas sem deixar de ter muitas Verdades também!

Está claro que um bom mentiroso – na esfera social ou na privada - tem sempre duas armas letais que o tornam muito perigoso:
a)       Misturar na mesma argumentação, às vezes na mesma frase, a verdade com a mentira.
b)     Estar genuinamente convencido, acreditando mesmo a sério, que as suas mentiras são a Verdade nua e crua. A essa condição chama-se “Mentiroso Patológico”.

E José Sócrates  não só tem essas duas caraterísticas como , para além disso, é mestre na arte política do “engano sedoso”…  Fininho, fininho, sem dar muito alarde, lá vai levando a água ao seu moinho.

Para mais detalhes sobre estas patologias e sua influência na Política, leiam este artigo de um respeitado Blogger norte-americano:

http://drsanity.blogspot.pt/2009/05/narcissism-pathological-lying-and.html

Como será ter um José Sócrates na sua melhor (ou pior ) forma, todas as semanas na TV a botar comentário?
Bem, muito pior do que ter 4 Ex-Presidentes do PSD e um Ex-Primeiro Ministro, também ele da mesma área ( Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes, Manuela Ferreira Leite e Pedro Santana Lopes)a fazer exatamente a mesma coisa não há-de ser… Talvez pelo contrário.

É que , em relação a isso pelo menos, temos que concordar com o “emigrante filósofo”: haveria falta de “contraditório” no comentário político arvorado das TV’s em Portugal, quase todo ele enfeudado ao PSD\CDS.

Mas se assim era e ainda  é, porque raio teria o Relvas consentido e aprovado o convite da RTP ao "regressado"??!!

António José Seguro, amigo, eu  ia sem demoras ter com alguma bruxa e  comprar um (ou dois) amuletos… E já que lá estava, trazia também uns baraços de alhos secos para a entrada de tua casa.

E Ferraduras para o carro, já tens?

Olha que Patas de Coelho são também eficazes, segundo dizem os entendidos. Tem é cuidado na escolha  do local onde as vais arranjar …Temos S. Bento aqui tão perto (he, he, he)!

Nenhum comentário: