terça-feira, julho 17, 2012

O Verão Iô-Iô

Hoje e amanhã parece que as temperaturas vão fazer estalar o alcatrão - mais de 40º. Para 5ª feira prevê-se uma descida considerável e ninguém se surpreenderia se neste fim de semana as nuvens aparecessem...Outra vez!

Lá quem manda superiormente nestas coisas do tempo - seja a Potestade judaico-cristã, o grande chefe Nuvem Vermelha (infelizmente já falecido) ou um funcionário superior  da NSA em Washington com os seus satélites - deve ter compreendido que aqui para a Europa do Sul o tempo não vai para férias fora de casa , e daí premeia os indígenas com estes balanços sinusoidais da temperatura estival.

A intenção é boa e caritativa. Mas devemos dizer ao benfazejo administrador do Sol e do Vento que também nas suas casas as pessoas têm direito a usufruir do bom tempo sem surpresas. E de dar algum trabalho às esplanadas das suas zonas que por enquanto ainda não fecharam.

Se não houver "massa" (nem disposição) para as sangrias de champagne com gambas da nossa costa, venham de lá umas bejecas com uns caracóis.

E os banhos de  mar por enquanto não implicam entrada paga. Tem é de estar a água a uma temperatura mais ou menos condizente para proporcionar a felicidade do triste. Para uns a partir dos 20 grauzinhos, para outros (garganeiros) só a partir dos 22...


Já perceberam que o grande truque dos Sábados e Domingos é trocar as voltas às refeições tradicionais: Não almocem. Embrulhem umas sandes para a praia ou para o campo, regressem a casa a tempo de tomar um duche (coletivo sai mais barato e proporciona outro tipo de conforto, a dois). Jantem coisas levezinhas ou daquelas que se podem deixar feitas de véspera. Tornem a sair para tomar o ar fresco da noite em boa companhia.

Arroz de Bacalhau seco no forno - Cozam 3 boas postas de bacalhau para 4 pessoas. Limpem de espinhas e de peles. Desfaçam em lascas. Aproveitem a água. 
Num tacho façam uma puxadinha com bom azeite, cebola picada, alho picado, tomate fresco limpo de pele e de sementes, coentros partidos, pimentos verdes e vermelhos também partidos finos depois de bem limpos. Um copo pequeno de Moscatel depois de uns minutos a puxar fica sempre bem. 

Introduzam as lascas de bacalhau e meio frasco de azeitonas pretas descaroçadas partidas ao meio. Refoguem tudo por alguns minutos em lume brando. Deitem pimenta preta moída a gosto. Depois deitem o arroz (chávena e meia). Fritem um minuto. Acrescentem com a  água  de cozer o bacalhau (3 chávenas e meia). Aumentem o lume e deixem cozer o arroz. Corrijam de sal.
Em estando "al dente" apaguem o lume, deixem abrir o arroz um bocadinho envolvendo o tacho num pano de cozinha grosso.

Se for para guardar deixem estar assim e no dia de utilizar vai ao forno a 170º por 15 a 20 minutos com uma meia chávena de  caldo de peixe por cima para não secar em demasia (desfaçam um cubo  gourmet de peixe ou marisco - fumet -  num pouco de  vinho branco e água ao lume) . Decorem com coentros cortados no momento mesmo antes de ir para a mesa, uns tomatinhos cherry  e azeitonas pretas inteiras..

Aguenta-se perfeitamente no frigorífico 3 ou 4 dias.

2 comentários:

Web Designing disse...

Your post is very interesting information about related topic is awesome. I was finding this type of information from long time. I think you should going on to make this type of blog.

Web Development Karachi disse...

I like your post and everything you share with us is current and very informative, I want to bookmark the page so I can return here from you that you have done a fantastic job