quarta-feira, julho 04, 2012

Contos "Exemplares"

 Não escrevo hoje  sobre os Contos Exemplares da Condessa de Ségur que terão aterrorizado várias gerações, sobretudo o nefando "Os desastres de Sofia", protótipo de sado-masoquismo soft que faria inveja ao divino Marquês.

Não senhores. Escrevo sobre duas "estórias" do atual establihsment que nos dão vontade de rir  pela recorrência que assumem face ao comportamento da classe política ( seja ela qual for) se não fossem assim tão tristes.

1) Segundo parece o Sr Engº e Arqº Macário Correia (que para completar a respetiva formação abrangente na área da construção, terá também dado uma mãozinha de mestre de obra e de empreiteiro)  aprovou em 2006 e à revelia dos pareceres técnicos da Câmara Municipal de Tavira ( a que presidia na altura) alguns empreendimentozinhos, umas obrazinhas, uns prédiozinhos, contra o Plano Diretor Municipal ...

Foi condenado pelo Supremo Tribunal Administrativo à perda de cargo (neste momento é Presidente da Câmara de Faro), mas entretanto recorreu para o Supremo Tribunal de Justiça.

Não sei porquê mas nestes meandros vejo alguns resquícios do que sucedeu com aquele outro cidadão inocente, o Dr. Isaltino, que de recurso em recurso, de Supremo em Supremo,  lá se livrou da *Ramona...

O Engº Sócrates também parece que tinha assinado de cruz uns projetos...Ainda se lembram?

2) Por outro lado o "Público" traz-nos hoje mais um conto exemplar: o do Dr Miguel Relvas, que terá conseguido (fruto da sua tremenda capacidade intelectual) tirar o curso superior universitário de Relações Internacionais e de Ciência Política ...num ano.
Como?  Ainda não se sabe bem, mas parece que andou de privada em privada, da Moderna para a Lusíada , desta para a Lusófona, até que na última se conseguiu o milagre.

Contudo, nenhuma das Universidades em causa deixa consultar o ficheiro do Dr. Relvas. Está claro! O Homem manda no Partido, no Governo e no País (ainda aí estás Metro do Porto?!)!

Se fosse o Sócrates não faltaria!  Saltava o Carmo e a Trindade. Lembram-se ainda da polémica sobre o "grau" de Engº Técnico do anterior 1º Ministro?

Conclusão: Como escreveu Tomasi de Lampedusa na sua obra prima "Il Gattopardo",  para a célebre fala de Tancredi - Cambiare tutto per non cambiare niente: Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi!"

Em bom português dizemos mais ou menos a mesma coisa, mas mete moscas e caca (com V. licença).

* Ramona, Judite  - calão, nome dado pelos meliantes à  Polícia.

Nenhum comentário: