quinta-feira, julho 26, 2012

Lampreia e Sável todo o ano?

Não é que já me dêem as saudades da lampreiazinha ou da açorda do sável, mas numa daquelas conversas de dois chatos teimosos (sendo eu um deles) veio à liça a questão do serviço da lampreia e do sável em restaurante. Nomeadamente se seria permitido (ou não) servir Lampreia e Sável em qualquer altura do ano - mesmo que contra todas as regras civilizadas do gastrónomo.

Como sabemos, por lei a  Lampreia e o Sável têm a captura limitada em Portugal ao período de  1 de Janeiro e 10 de Maio, para a primeira , e de  1 de Março e 10 de Maio para a segunda espécie. Parece que estes limites não serão iguais para todos os rios (no Lima e no Cávado por exemplo)  e que também podem variar de ano para ano em pequenos detalhes, mas de uma forma geral será assim.

Mas não era isso que estava em causa!!  O que se questionava era se num restaurante que, por exemplo, congelasse Sável ou Lampreias, ou as importasse do Canadá ou de França (onde nalguns casos constituem uma praga nas barragens e por isso não têm limitações à pesca) poderia servi-las em qualquer dia do ano.

Não conseguimos arranjar argumentos válidos para avançar com esta questão.

Algum dos leitores pode ajudar?

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo Raúl

Legalmente nada impede um restaurante de congelar e servir lampreia ou sável todo o ano desde que o faça cumprimento a legislação utiliza´ndo equipamento de ultracongelação que aliás é obrigatório por lei não sendo permitido congelar nenhum tipo de alimento sem este equipamento.
No entanto servir estas iguarias fora de época além de imediatamente passar a informação de que não se trata de produto fresco seria quase como que um sacrilégio a nível gastronómico. a nível pessoal devo no entanto dizer que se congelados com rigor e cozinhados com primor muito dificilmente a grande maioria dos consumidores seria capaz de diferenciar o fresco do ultra congelado.
Já no que concerne ás lampreias de barragens a sua qualidade é duvidosa pois tem uma textura mole fácilmente identificável e no caso da lampreia o seu sangue é muito mais espesso.
Pessoalmente só me vejo a consumir estas maravilhas na sua época tal como não sou capaz de consumir um vinho cuja garrafa não tenha uma rolha (chamem-lhe paixão pelo saca-rolhas).
No futuro incerto em que vivemos e que na actualidade verificamos o consumo de produtos fora de época generalizado (por exemplo de morangos e melões no Inverno) não podemos dizer que tal não se venha a verificar. Mas para isso não contém comigo lampreia fora de época só seca e fumada.

Um grande abraço