terça-feira, julho 24, 2012

Aviso à Navegação!

Nos próximos dias 3 e 4 de Agosto os Navios NTM Creoula e NRP Sagres estarão em Ílhavo e Leixões, respetivamente, para neles fazermos a cerimónia do lançamento da emissão de selos que dedicámos aos 75 anos de vida destes veleiros. Serão 2 selos e 2 blocos. Nos selos teremos os navios a navegar e nos blocos alguns detalhes de ambos: a figura de proa , o sino e o cordame do Sagres, e os dories do Creoula, lembrando o seu passado na pesca do bacalhau.

Teremos "Bar Aberto", (Ooopps!!!) quero dizer, desculpem, "Navio Aberto" ao público entre as 10h e as 17h , sendo depois dessa altura reservado o tombadilho (acho que é assim que se chama...) para as cerimónias. A Banda da Armada vai atuar pelas 22h, em ambos os locais,  para animar o povo ( que bem precisa).

Faremos um Posto de Correios a bordo do Creoula no dia 3 de Agosto, com carimbo "Ílhavo - Creoula" e outro a bordo do Sagres no dia seguinte, com Carimbo "Leixões-Sagres". Estes Postos estão também abertos ao público entre as 11h e as 16h.

O Navio da República Portuguesa “Sagres
Construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, para a Marinha Alemã, o atual navio-escola Sagres foi batizado em 1937 com o nome Albert Leo Schlageter.
Em 1945, danificado durante a guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente vendido, por um preço simbólico, ao Brasil, sendo rebatizado com o nome Guanabara, em 1948. Não satisfazendo as necessidades de instrução e de treino que a armada brasileira tinha na altura, o então Guanabara foi adquirido pela Marinha Portuguesa em 1962, numa altura em que procurava um veleiro que substituísse o então N.R.P. Sagres, em fase final da sua vida útil.
Há 50 anos que faz viagens de instrução e representa Portugal e a Marinha Portuguesa.

O Navio de Treino de Mar “Creoula”
A construção do lugre Creoula tem início em 1936, inserida no plano de renovação da frota dos bacalhoeiros, da Parceria Geral das Pescarias. As inovações introduzidas permitiriam que os novos navios navegassem e pescassem bacalhau nos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia.
Construído num tempo recorde de 62 dias de trabalho, o Creoula é lançado à água em 1937.
Após 37 campanhas de pesca e tendo navegado mais 300 000 milhas até 1973, o navio foi encostado com vista a uma posterior venda ou desmantelamento. Apesar do interesse na sua aquisição por parte de empresas estrangeiras, generalizou-se uma vontade de manter o Creoula em Portugal e este foi vendido ao Estado Português em 1979 por um preço simbólico. Verificado o bom estado do seu casco para a navegação, foi abandonada a ideia inicial de convertê-lo em Museu da Pesca e o navio foi transformado em navio de treino de mar para jovens em 1981.
Adaptado de acordo com a sua nova missão, o N.T.M. Creoula foi entregue à Marinha Portuguesa em 1987 e desde então tem efetuado enumeras viagens de treino de mar, com jovens das mais variadas instituições.


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