segunda-feira, julho 09, 2012

Fim de Semana de "Pesca"

O Sábado não começou muito bem. Posta a ideia em cozer peixinho para o almoço , levantou-se o Blogger com a mira alçada para o mercado de Cascais.

O plano era chegar antes das 8.00h, deixando assim  a santa ainda em casa e não inviabilizando a "recolha" dos pequenos almoços na Garret logo que esta franqueia as portas ao povo.

Mas assim que pus o pé fora da porta de casa senti bater na cara a invetiva maternal, para não lhe chamar o "bafo maléfico":
"-Vamos então ao peixe? Onde queres ir? O melhor era ir a Lisboa..."

Convém dizer que , mesmo com a idade que tem, ou por causa disso mesmo, a santa cá de baixo está sempre pronta para bater chinela. E como o resto da família que tem carro - o meu primo sobretudo - só a atura nas vésperas de Natal, Páscoa e aniversários (espertos!!), cabe ao filho e neto arcarem com a tarefa de a transportar todos os fins de semana. E o mais longe possível!

Se chegamos a casa das compras antes das 11h fica logo mascarada de elefante para o resto do dia:
-"Mas que horas de chegar a casa! Ao menos com o teu primo antes das duas da tarde não chegamos! O que é que eu vou fazer lá para casa até à hora do almoço?"

A santa não quer chegar a casa cedo, mas se o almocinho se atrasa muito para depois das 12.30h começa logo a disparatar:
"Então quando é que se come? Tenho que fazer esta tarde!"

Como o meu primo normalmente almoça aos sábados frango assado comprado fora, ou pizzas,  está livre destes remorques.

Mas adiante.

A saga do peixe começou pela praça do Saldanha, continuou pela Ribeira e só  parou em Cascais. Motivo:
"Tu não escolhes nada, nem comparas o preço! Há que ver primeiro e só depois se compra!"

Já muito marafado de ter perdido 2 horas nestas exéquias, ouvi a santa decidir:
"Olha, o melhor é irmos ao Continente do shopping ver o que lá têm hoje, e aproveito para ver se estão lá as minhas amigas"

No balcão de peixe do dito Continente, pelas 10.15h da manhã, tirei a senha nº 53... Estava a malta toda à minha frente, à espera da sardinha e do carapau.

Ainda por cima, já enervado com a espera enganei-me na senha e tirei a do peixe inteiro em vez da do peixe amanhado... Quando dei pelo engano e fui buscar a outra, já só havia o nº 89...

Desisti. A santa também não tinha encontrado as amigas. Vai daí revelou-me:
-"Sabes que ali no Lidl é onde há o melhor peixe aqui da zona! E barato! É o que dizem as minhas amigas que já lá devem estar!"

A caminho do Lidl o desgraçado do vosso Blogger já nem via a  estrada, quanto mais a banca do peixe... Lá dei finalmente com ela, pequeníssima, fora do supermercado e com algum peixe. Mas o que havia era pouco e o pouco que existia não nos servia para nada. Salvou-se disto tudo que a santa encontrou finalmente as Amigas...

Farto, fartinho e a baterem as 11,30h, acabei por me revoltar:
-"  A Mãe fique aqui com as amigas que eu vou num salto à Beloura comprar uma garoupa".

Entrei no El Corte Inglês da Beloura, fui logo atendido, comprei uma garoupa inteira pequena de kg e meio. Paguei 28 euros por ela (19 euros o Kg) mais uns 5 ou 6  euros por kg do que nas Praças a que tinha ido antes... Mas o conforto daquilo tudo...

Quase como se tivesse entrado num belo carro com ar condicionado depois de 3 horas a fazer de caixeiro viajante.

Mas quando cheguei ao pé da minha Némesis ainda tive que ouvir:
-" Pois, estás muito rico! Imaginem ir ao peixe ao Corte Inglês! Deves lá ter encontrado o Cristiano Ronaldo..."

Já decidi. Peixe cozido ou assado ou o raio que o parta ao fim de semana? Só comprado na Sexta Feira, longe do longo braço ( e sobretudo da longa língua) maternal!

Porque é que aguento isto tudo? É a minha obrigação camaradas! Obrigação de filho, pois claro! Temos que ter paciência...Quando chegar a nossa altura como vai ser?

(E , aqui para nós, está a chegar o mês de pagar o IRS zinho...Não há almoços grátis...)

Nenhum comentário: