quinta-feira, julho 26, 2012

Lampreia e sável

Um dos nossos leitores comenta (e bem!):

Legalmente nada impede um restaurante de congelar e servir lampreia ou sável todo o ano desde que o faça cumprindo a legislação e utilizando equipamento de ultracongelação (que aliás é obrigatório por lei não sendo permitido congelar nenhum tipo de alimento sem este equipamento).

No entanto servir estas iguarias fora de época além de imediatamente passar a informação de que não se trata de produto fresco seria quase como que um sacrilégio a nível gastronómico.

A nível pessoal devo no entanto dizer que se congelados com rigor e cozinhados com primor muito dificilmente a grande maioria dos consumidores seria capaz de diferenciar o fresco do ultra congelado.

Já no que concerne ás lampreias de barragens a sua qualidade é duvidosa pois têm uma textura mole fácilmente identificável e no caso da lampreia o seu sangue é muito mais espesso.

Pessoalmente só me vejo a consumir estas maravilhas na sua época,  tal como não sou capaz de consumir um vinho cuja garrafa não tenha uma rolha (chamem-lhe paixão pelo saca-rolhas).

No futuro incerto em que vivemos e sabendo que na actualidade verificamos o consumo generalizado de produtos fora de época  (por exemplo de morangos e melões no Inverno) não podemos dizer que tal não se venha a verificar também com o Sável e com a Lampreia...

Mas para isso não contem comigo!  Lampreia fora de época só seca e fumada.

Comentário ao comentário: Ganhei a disputa!!  Era como eu pensava. Não é o restaurante que está proíbido de servir, mas apenas  a pesca que está limitada em determinadas alturas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo Raúl acho que vale a pena analisar a seguinte notícia:


Prestigiado produtor de vinho australiano regressa à rolha de cortiça






O prestigiado produtor de vinhos australiano Rusden anunciou recentemente, após cinco anos de utilização dos vedantes de rosca (screwcap), a sua decisão de abandonar o vedante artificial e de voltar a utilizar rolhas de cortiça nos seus vinhos. Esta alteração surge como resultado dos problemas contínuos de qualidade associados ao vedante de alumínio.
um abraço

Paulo Mendonça