terça-feira, março 20, 2012

Uma Emissão de Selos Especial

Neste 1º Dia de Primavera deixem-me, para variar,  falar de coisas BOAS!

Portugal tem felizmente fama e proveito de manter um nível de criação artístico, cultural e científico de alto nível. Nestes tempos em que nos podemos sentir tocados por algum desespero e é fácil deixarmo-nos atingir pela amargura, nunca foi tão importante falar bem alto e com verdade para divulgar as boas coisas que, todos os dias, são feitas neste velho país pelos nossos concidadãos.

O projeto que hoje apresento aqui em forma de selo postal deve orgulhar-nos por muitos motivos: é inovador, tem um cariz marcadamente social , contribui para o desenvolvimento e para o progresso da humanidade e, para além disto tudo, é obra de um português!

O Designer Miguel Neiva defrontado com um problema – o daltonismo, a dificuldade em distinguir as cores - que, em maior ou menor grau, afeta  mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo Homens - com dedicação e muito trabalho tornou possível a distinção das tonalidades ao inventar o ColorAdd, um código gráfico monocromático, sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permite aos daltónicos identificá-las corretamente.

Ao terem os CTT Correios de Portugal optado por sinalizar esta invenção através da emissão de um conjunto de 5 selos, todos desenhados pelo mesmo Miguel Neiva, damos cumprimento ao estabelecido no Estatuto do Selo Postal Português: o propósito prioritário de evocar, nas suas edições e nas emissões de selos de cada ano, personagens, criações, efemérides, histórias e patrimónios que fazem parte do que há de mais profundo e genuíno na tradição, na cultura e na alma portuguesas.

Agradeço-lhe e felicito-o, Miguel Neiva,  por esta oportunidade para divulgarmos ainda mais – junto de milhões de filatelistas e de utilizadores dos selos postais – a sua criação, seguro de que , ao fazê-lo, estou a contribuir para enaltecer, na sua pessoa, o nome de Portugal e de todas as suas gentes.

Nem tudo é Mau! (embora pareça....Chiu!)

Um comentário:

Fernando Bernardo disse...

Caro Dr. Moreira
Hoje é dia de emissão. Esta emissão "Comunicar a Cores" é composta por quantos selos? Tem blocos?
O site dos CTT nada diz sobre a emissão. A informação é escassa...
Se estivessem mais e melhor informados, estou certo de que muitos filatelistas passariam pelas estações postais para confeccionarem peças filatélicas.
É que nos sites das operadoras estrangeiras homólogas, as imagens dos selos são disponibilizadas com a devida antecedência. Existe algum inconveniente na publicidade da filatelia portuguesa, ilustrando-a com as respectivas imagens?
Não creio que se possa assacar à tão propalada crise nem à escassez de recursos materiais ou humanos a falta dessa publicitação...
O fórum do www.selos-postais.com seria um "parceiro" a aproveitar nessa divulgação e promoção.

Abraço,
FB