sexta-feira, março 16, 2012

Em Ourique, o Porco!

E foi assim. Reunião na Câmara de Ourique, desenvolvimento daquilo que será  a participação dos CTT no Congresso Mundial do Presunto ( a realizar pela primeira vez em Portugal!). Com lançamento de selos e do livro "Sabores do Ar e do Fogo"  previstos para a data de inauguração do Congresso: 29 de Maio de 2013!

A "malta" aqui do Baixo Alentejo treina já para esse acontecimento memorável, onde se espera a afluência de mais de 400 congressistas e acompanhantes, representando dezenas de países. O "treino" ,   consiste na organização do Encontro Ibérico e Feira do Porco Alentejano,  já este ano, entre 23 e 25 de Março, também em Ourique.

De entre o programa mais a sério  destacam-se os colóquios, a degustação de presuntos DOP e IGP, o encontro de produtores e vários "showcookings.

Para animar os turistas  vão ainda realizar-se dois concursos:.
a) Concurso de "Grunhidos"!!(??) - (Serão imitações dos porcos ou mesmo vocalizações dos naturalmente suínos?)
b) Eleição de Miss Piggy (E aqui também fiquei sem saber se as candidatas seriam de 4 patas, ou não...)

A não perder! E até pode ser que o trio Odemira da gastronomia volante (Fatima Moura, Zé Quitério e Mário Cerdeira) por lá aparecam  para esta ocasião, nos seus trabalhos infindáveis  sobre a documentação de tudo quanto é chouriça, presunto ou morcelas para o nosso Livro...  mas que rico trabalhinho de investigação!

Só a mim (como ao outro guloso que olhava para o céu à espera da chuva de "coisos") não me calha nada disto!

Por isso ontem vinguei-me indo almoçar ao já aqui referenciado Restaurante Novo Coimbra, à estrada velha que se dirige de Ourique para o Algarve (IC1) , do lado esquerdo de quem "desce", um km (se tanto) depois da Aldeia de Palheiros.

Belíssima Posta Mirandesa! Não estranhem. O proprietário é natural de Trás-os-Montes e faz questão de ter ali no Baixo Alentejo do melhor em carnes certificadas, quer as de vitela mirandesa quer as de porco alentejano. Posta a 12 euros (mas dá para 2 pessoas!),  vinhos do Monte das Servas tinto e branco colheita selecionada, a 10 e 9 euros. Prato de excelente presunto local a 4 euros. Com isto tudo podem almoçar 4 pessoas por cerca de 15 euros cada uma. Mas comendo das melhores carnes que existem no país.

Aviso aos puristas: trata-se de uma casa de grelhados, onde é a qualidade da matéria prima que impera. Muito pouco sofisticada ao nível da amesendação e quejandos. mas limpíssima , como é de regra em tudo aquilo que é alentejano! E a mão de grelha sabe muito bem o que está a fazer!

Recomendo muitíssimo.

Nenhum comentário: