quinta-feira, março 08, 2012

Dia Internacional da Mulher

Antes de partir para Tomar quis aqui fazer uma pequena  reflexão sobre a importância que se dá (ou que se deve dar) ao dia de hoje.

 O ratio oficial do World Demographic Profile de 2012 estabelece a quase existência de paridade sexual entre os 7 Biliões (9 zeros) de seres humanos que se estima estejam neste momento a habitar o nosso planeta:   o ratio é de 1,01H para 1,00M. Mal comparado, se no mundo existissem apenas 201 pessoas, 101 seriam homens  e 100 seriam mulheres .

A ideia de que as Mulheres largamente ultrapassavam o número de homens no mundo é incorrecta.

É claro que país a país existem diferenças. E aqui em Portugal estima-se que os homens sejam 48,55% apenas da população total.

À medida que os anos vão pesando estes números baralham-se:  no mundo a percentagem de mulheres vivas a partir dos 65 anos excede a dos homens. E em Portugal também é assim.

Mas a composição demográfica da população por sexos é apenas uma forma rudimentar de análise do nosso mundo. O que interessa é saber se existe ou não Igualdade de Direitos e de Oportunidades para todos.

O problema da desigualdade sexual perante as condições de vida agiganta-se  quando se comparam sexualmente (sobretudo nas sociedades menos viradas para a liberalização dos costumes) posse de terras, fortuna, ocupação de lugares públicos eleitos, de Conselhos de Administração de grandes empresas, etc, etc... No fim de contas o "poder" nas mãos de homens ou de mulheres.

E aí, nos  casos que deixam a Europa e USA de lado, verifica-se que o nosso mundo pouco mudou da estrutura mais ou menos feudal da família que subsistia no velho continente lá para os séculos XI ou XII da nossa era...

Na Ásia, em África,  o lugar da mulher ainda é subalterno e servil. Atividades mais importantes: Perpetuar a espécie, servir de incubadora, criadora de filhos e filhas...

Bem podem os amigos (parece que os estou a ouvir agora) berrar que "lá em casa sempre foi a Mãe que mandou!"

E eu sei bem disso!! Por acaso também me acontece...

Mas o que se discute não é a "praxis" de uma sociedade evoluída  como a nossa! Evoluída em comparação com o que se vê por outras latitudes, sobretudo as mais "quentes"... Antes saber até onde estamos na igualdade mundial dos sexos perante a lei.

E aqui estamos mal. Os sexos não são iguais perante a lei, falando de uma maneira que queira abranger todos os países do mundo.

E mesmo que teoricamente o fossem, dizia uma das mais conhecidas iranianas, ativistas dos direitos da mulher , ( Shadi Sadr) :

"Na prática não importa nada se a lei que permite a uma mulher votar ou ser eleita para Presidente da República está estabelecida... O que interessa é saber quantas Mulheres já ocuparam esse cargo depois da lei ter sido aprovada!"

Toma lá e embrulha. Agora vai-te queixar à Mãe.

Nenhum comentário: