sexta-feira, março 23, 2012

Fazer o gosto ao dente...

Em Mação, perto da Barragem de Belver e na freguesia da Ortiga,  mesmo junto ao velhinho apeadeiro  da CP , encontra-se a Casa da Dª Lena, conhecida como a "Lena da Barragem".

Em tempos idos que ainda testemunhei eram comuns as excursões de Lisboa, pela Linha da Beira Baixa, para ali comer lampreia. A Casa, um pouco como o Café Correia de Vila do Bispo e a sua inefável Lilita, tem idiosincrisias que podem afastar o incauto.

Primeiro que tudo (agora já não! Mas faço um pouco de história) ali só se comia mesmo Lampreia. Uma vez, ainda no tempo dos escudos (que saudades), a proprietária foi questionada por um amigo meu:

-  "Se não poderia a Dª Lena ter umas simples febras também na carta?"

E ela ter-lhe-á respondido:

"- Olhe lá, então eu ainda neste fds fiz 2000 contos a vender lampreia e acha que vou ter febras para aturar aqui os bêbados da Terra??!!"

Já podem ver como é ( nisso está igualzinha, Nosso Senhor a conserve sempre assim, tal e qual a Lilita) o "feitio" da criatura....

Depois, o vinho disponível era ( e é) miserável! De tal forma que o preço da Lampreia incluía a mistela. O Cliente era convidado a levar com ele a garrafa. O que fiz várias vezes.

Neste momento a Casa está um pouco mais composta. Já não se vê a areia no chão a esconder as manchas do tinto, as casas de banho são normais (nem lhes digo como eram...) e há um prato do dia ( a 7,5 euros) para além da Lampreia. Ontem era Cozido à Portuguesa e parecia bem servido. Quem o provou gostou.

A Lampreia  só se faz com Arroz. E tem dois preços: 25 euros a dose (bem servida, 4 a 5 troços , embora pequenos). Ou então 30 euros à "desbunda" , comendo o Cliente tudo quanto quiser.

E nesse preço está incluído o Pão, o Vinho (enfim, se se pode chamar àquilo que já está nas mesas vinho), café  e uns troços de Tigelada (fraquinha embora).

Se a Dª Lena simpatizar convosco pode ser que mande entregar na mesa uns canjirões de Vinho de Pias, esse sim , muito agradável e também incluído no preço da Lampreia.

Conclusão: A Lampreia e o arroz nem sempre chegam quentes às mesas. O serviço é assim, assim. Os guardanapos e as toalhas são de papel. A Dª Lena não é para brincadeiras....Mas a Lampreia é bem feita, e por 30 euros podem comer uma ou duas dessas "bichas" inteiras sózinhos!

Convenhamos que há piores locandas para satisfazer este vício do início de cada ano.

Nenhum comentário: