quinta-feira, abril 07, 2011

Na escuridão qualquer fósforo parece lampião

Não amigos leitores, não se trata de piadinhas (mais umas) ao "apagão" da Luz... Nem sequer pela utilização do termo "Lampião".

O que vou fazer aqui hoje, depois da desgraça anunciada ontem e esperada há   mais de 2 anos (não acreditam?)  é simplesmente tentar pôr a malta a sorrir..

É  nestas alturas do desespero , em que nos apetece entoar a rima do fado "Boa Noite Solidão", e quando  já nos apercebemos que está para  "entrar pela janela o teu corpo de negrume",  que mais falta faz sonhar bem e rir com gosto.
















~
Ora tomem lá para análise e validação posterior as minhas Propostas de  Actuação da Sociedade  Civil  à entrada do FMI, que dividi em a) Medidas Preventivas; b) Medidas Atenuadoras e de Retardo; c) Medidas Correctivas.

a) Medidas Preventivas - Já eram. Terminou o prazo para as implementarmos em  finais de 1986 (quando aderimos à então CEE). Desculpem lá...

b) Medidas Atenuadoras e de Retardo (são medidas que tentam adiar as consequências da entrada e que preparam o País para o futuro, depois da saída)

1 - Mudar a fechadura da porta do País. Aguardar, contudo, que de cá saiam primeiro os ladrões.
2 - Ter alguma calma porque a 1ª medida deve levar o seu tempo. Embora se tenha requisitado a 7ª Esquadra Norte-Americana (70 Navios, 300 aviões, 40 mil marinheiros) para levar a banditagem, parece que ainda assim é curta...
3 - Receber os Auditores no Aeroporto do Funchal. Deixar o assunto nas mãos capazes do Dr Alberto João.  Ter o cuidado de levar a delegação ao  Cabo Girão,  sem esquecer algumas cascas de banana (da Madeira) perto do precipício.
4 - No primeiro almoço oficial oferecido aos segundo grupo de Auditores contar-lhes a história da Quaresma em Portugal, de como se estende quase até ao Natal. E servir-lhes a famosa "Caneja da Infundíce" da Ericeira (raia putrefacta com batatas cozidas e azeite, a tresandar do cheiro a amoníaco). lembrar-lhes que tal prato - muito tradicional - por questões de piedade e contrição é servido em Portugal  durante a Quaresma , sempre ao almoço e ao jantar. Nem se pode comer outra coisa. Nota: se tudo correr bem é de esperar que Bazem do País durante a noite agarrados ao cinto das calças...
5 - Para demonstrar as nossas conquistas no capítulo da saude, sobretudo por causa da baixa na mortalidade infantil e da alta na idade média de vida, levar a Delegação ao Curry Cabral. A ideia é esquecerem-se lá deles. Se tivermos sorte nunca mais encontram a saída e ainda apanham duas ou três doenças contagiosas. Hanseníase, Escabiose, ou qualquer coisa assim...

c) Medidas Correctivas (as medidas que os gestores públicos e a  população terão que tomar para se adaptar às novas circunstâncias). Estas Medidas são para a População em Geral (as que seguem). Mais tarde serão outras definidas para a População Geralmente Rica (ainda em análise).

1 - Trabalhar 7 dias por semana, (ou mesmo 8).
2- Para compensar os gastos na gasolina e nos transportes públicos devem os Trabalhadores escolher 3 noites por semana para trabalhar também.
3 - Fundir os actuais 4 canais de Televisão em apenas um. O TPVISIC
4 - Deixar de jantar quando se está em casa. Substituir a comida à noite por reality shows a passar na TPVISIC em sessões contínuas.Nas noites de trabalho haverá lugar à distribução de meia carcaça e três azeitonas por cabeça, nas profissões de desgaste rápido.
5 - Deixar de almoçar. Juntamente com a medida anterior combate-se a obesidade e poupa-se na fazenda das calças e saias.
6- Manter , por enquanto, o pequeno almoço. Mas começar já a treinar para também o eliminar.
7 - Ilegalizar os Banhos, públicos ou privados. Em sua substituição os cidadãos são convidados a deslocarem-se às Praias, aproveitando assim a nossa extensa orla marítima .Quem for apanhado a tomar banho em casa, ainda por cima com água quente, sujeita-se a julgamento sumário com entrada imediata em Clínica de recolha de órgãos para cidadãos doentes de Países normais. No caso - que é o meu - de nenhum órgão ter aproveitamento, o corpinho é enviado para uma fábrica (exportadora)  de rações para cães e gatos. Em Portugal os cães e gatos devem desaparecer misteriosamente depois de adoptadas estas medidas...
8- Abolir o Natal, Páscoa, Dia da Mãe, da Criança , e outros convites capitalistas ao consumismo e à gastação. Manter por enquanto o Dia do Pai, para onde se devem concentrar os recursos anteriores.

A Bem da Nação! 

Nota 1 - Porca a pirar-se para Espanha, pela Portela do Homem, antes que a "chouricem"
Nota 2 - Burro a rir antes de saber que é o Tacho que o espera...

Nenhum comentário: