quarta-feira, abril 06, 2011

Até já abandalham o Conselho de Estado...

O Conselho de Estado - se bem entendo o seu alto significado - é um órgão de consulta do Sr Presidente da República, composto por Personalidades de altíssimo gabarito. Tem como função principal aconselhar o Presidente em momentos de importância capital e deve  pronunciar-se sobre um conjunto de actos da responsabilidade do mesmo Presidente da República.

Artº 142º da Constituição:

O Conselho de Estado é presidido pelo Presidente da República e composto pelos seguintes membros:
a) O Presidente da Assembleia da República;
b) O Primeiro-Ministro;
c) O Presidente do Tribunal Constitucional;
d) O Provedor de Justiça;
e) Os presidentes dos governos regionais;
f) Os antigos presidentes da República eleitos na vigência da Constituição que não hajam sido destituídos do cargo;
g) Cinco cidadãos designados pelo Presidente da República pelo período correspondente à duração do seu mandato;
h) Cinco cidadãos eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.


Assim à primeira vista tudo gente "do castiço", "à maneira" e livres de qualquer suspeita, não acham?

Estão enganados. Ou melhor, pode ter sido assim, mas já não é. Ora leiam:

O que se passava  lá dentro do Conselho de Estado sempre foi sagrado. Nunca, por nunca ser, um dos seus membros terá tido a audácia de vir cá para fora "chibar" abertamente o que foi dito e respondido dentro daquelas paredes...

É claro que "fugas de informação sempre existiram. Mas como ninguém sabia (enfim...) qual a origem, era possível acreditar nalguma "escuta de microfone "  por baixo da  Cavacal mesa (parece que Belém será muito dada a estas infestações) , ou então nalguma indiscrição do funcionário que mudava as garrafas da água. Ou coisas desse género.

Até anteontem..

O primeiro-ministro José Sócrates disse na segunda-feira, em entrevista à RTP, que não se falou de empréstimo intercalar na reunião do Conselho de Estado, enquanto Bagão Félix, conselheiro, acusou o primeiro-ministro de mentir, em declarações ao Público e à Rádio.

Depois houve posições a defender um e o outro (Carlos César e Almeida Santos por um lado, António Capucho pelo outro).

O antigo presidente da República Mário Soares - que apesar da ginjice dos 86 aninhos parece ainda ser um dos mais lúcidos políticos deste tempo -  rejeitou na terça-feira entrar na troca de acusações sobre quem está a mentir sobre a reunião do Conselho de Estado, lembrando a regra do silêncio:

«Eu não vou falar do que se passou no Conselho de Estado, porque é regra que os conselheiros vão para ali para falar ao Presidente e não para o público».
«Eu por mim sou membro do Conselho de Estado e não revelei conteúdo nenhum a ninguém, agora que saiu no «Expresso», saiu! Mas  como é que lá chegou, não sei»,

Isto disse o velho Márinho sobre o eventual pedido de ajuda externa intercalar.

E eu? Que hei-de eu dizer?  Que o PR devia escolher melhor quem mete lá pelas suas portas de casa "adentro"? Que em Belém a bagunça é tão grande que já deixam qualquer bicho careto pisar os tapetes persas que o Khadafi ofereceu à República noutras luas?

Ou, simplesmente, que  a  Honra e a Verdade  se cansaram da queiroziana "choldra" em que "isto" se tornou  e foram dar uma volta para outras paragens, onde o Ar será mais respirável?

E parece que se deram por lá bem e não há jeito nem maneira de as convencer a regressar... Pudera!

Um comentário:

Almoço da Familia disse...

Assim é que é falar, digo, escrever.
E então eu, já velho e cansado, que acabo de concluir que (ele) há arruaceiros em qualquer lugar!