sexta-feira, abril 10, 2009

Muitos Anos de Vida!


A nossa Amiga proprietária do Beira Mar fez ontem anos. Quantos? Não digo porque senão ainda sou impedido de frequentar o local, e tratando-se de um dos mais perfeitos comedouros (e bebedouros) cascavélicos não pretendo correr esse risco...

Festa de arromba em sua casa. Sobretudo no que respeitou aos vinhos...

Havia percebes magníficos, havia Robalos do Mar frios armados em Bela Vista, saladas diversas, salmão fumado, pata negra a cortar pelos convivas, salpicon de lagosta e gambas da nossa costa, lombo de porco com farinheira e grande variedade de sobremesas. Tudo de cair para o lado e não se esperava outra coisa já que o Pescador fornecedor do Peixe estava ali ao nosso lado, à mesa...

Mas com os vinhos é que veio a grande lição desta Quinta Feira Santa! Depois de uma amarga desilusão - a abertura de uma garrafa de 12 litros de Terras de Suão 1981 mostrou estar esta incapaz para o consumo - a Dona da Casa, Grande Senhora, mostrou uma caixa de seis Barcas Velhas de 1978, exigindo que as abríssemos ali mesmo, naquela altura! Altíssima responsabilidade .... Meio a medo fiz a prova e então não é que o estupor do vinho ainda estava SOBERBO!!!???

É claro que era um venerável senhor a exigir que o tratassem com muito respeito, não estamos aqui a falar de vinhos "à Parker", mas na sua velhice cheia de beleza e dignidade encontrava-se tanta qualidade e nobreza que quase nos comovemos. Um néctar com 30 anos ainda ali "para as curvas", bebível e mostrando na sua provecta idade o que "aquilo" deveria ter sido na juventude:um portento de força e pujança!

Obviamente que as bebemos todas, algumas delas estariamum pouco pior do que as outras, mas todas próprias para consumir. Um Grande Bem haja ao Senhor Nicolau de Almeida e outro igual à Dª Lurdes.


Ocasiões como esta são raríssimas e devem ser aproveitadas. Mesmo em Quinta Feira santa e apesar de certo invejoso que passou a noite a telefonar-me ...Tem paciência Artista do Deserto que pode ser que um destes dias leve também umas BV lá para a tenda do califado..Estou a ganhar coragem para gastar 200€ numa Magnum de BV 2000, à venda para Outubro...

Nota: surgiu durante a festa, e a propósito do imbebível Terras de Suão, uma dúvida sobre as dimensões e os nomes das garrafas grandes. Trago aqui uma referência que penso poder ajudar a esclarecer:

MAGNUM = 2 bottles

TAPPIT-HEN = 3 bottles Port only

MARIE-JEANNE =3 bottles of Bordeaux

JEROBOAM = 4 bottlesChampagne & Port

DOUBLE MAGNUM = 4 bottlesBordeaux

REHOBOAM = 6 bottlesChampagne

JEROBOAM = 6 bottlesBordeaux

METHUSELAH =8 bottlesChampagne

IMPERIAL = 8 bottlesBordeaux

SALMANEZAH = 12 bottlesChampagne

BALTHAZAR =16 bottlesChampagne

NEBUCHADNEZZAR =20 bottlesChampagne
A garrafa de 12 Litros de Terra de Suão ( se fosse Champagne) chamar-se ia então Balthazar - 16X0,75L= 12 Litros...

3 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo Raúl
Muito obrigado pelo esclarecimento, agora não existirá mais dúvida (pelo menos da minha parte) em relação à dimensão das garrafas e gostaria também de compartilhar a sua saudação ao grande mestre Nicolau de Almeida. Um grande bem haja a si e ao magnífico Blog.

Um abraço

Paulo Mendonça

Amadeu Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amadeu Rodrigues disse...

Amigo Raul Moreira(desculpe-me a ousadia de insistir em juntar-me ao seu grupo).
O facto de ter chegado atrasado,retirou-me o privilégio de assistir ao momento solene de abertura dessa memorável garrafa de 12 litros de Terras do Suão de 1981 e às espectactivas criadas à volta de tal evento, bem como da sequente desilusão, decorrente do estado moribundo em que o "nectar" se encontrava.
Eis senão quando,uma caixa poeirente de Barcas Velhas que eu também não presenciei chegar, rapidamente fizeram esquecer aquele mau momento, à medida em que começaram a ser degustadas, revitalizando, de forma milagrosa, os espíritos mais afectados.
A nossa anfitriã, como é habitual, esmerou-se na apresentação da mesa, nas iguaurias e na arte de bem receber, atributo que faz dela uma Grande Senhora, aliás, como o meu caro amigo Raul Moreira, faz questão de salientar.
A festa esteve muito animada, os amigos eram de "cinco estrelas" e o convívio foi de excelência.
Por tudo isto, dou mais uma vez, à "velha" amiga(não em idade)Maria de Lurdes, os parabéns pelo seu aniversário e pela prespicácia que a caraceriza e que a leva a saber rodear-se de "gente muito bonita"
Ao amigo Raul Moreira, um forte abraço e parabéns pelo blog.
Amadeu Rodrigues