terça-feira, abril 07, 2009

Páscoa

Nova Páscoa, novo regresso às origens... Para mim este antigo ritual sobre a "passagem" significa, há muitos anos, simplesmente , "ir lá para cima" , para as montanhas.

Estes dias santos que se aproximam já me apanharão em Seia, à mesa comunitária, em frente aos fogões, esgrimindo as facas, garfos e colheres contra (melhor dito, a favor...) dos bons peixes que aqui por baixo encontrei e que levo no meu bornal.
Nesta ausência de alguns dias existe alguma mágoa, pois nem sempre de perfeição é feito o nosso mundo... Mas é antecipando o regresso que se encontram as forças para esta obrigação que, não sendo "sagrada" no sentido etimológico da palavra, nem por isso deixa de ser muito respeitável ... Pelas memórias de tempos antigos, pela estima que nos dedica quem lá se encontra, enfim pela humanidade associada a este encontro de parentes, duas ou três vezes por ano.

Assim, amigos leitores, farei um ou dois Posts em directo do Maciço Central, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa, deixando-vos até essa altura a prepararem a vossa Páscoa.

Sejamos ou não crentes é importante, de vez em quando, pararmos para reflectir. Que esta Páscoa a anunciar o Verão seja - para todos sem exclusão de credos ou confissões - uma boa altura para essa introspecção e que ela nos sirva de guia e de apoio até ao fim deste ano de todas as crises, de todos os perigos...

Nenhum comentário: