domingo, abril 12, 2009

Os Vinhos da Páscoa


Temos cá em cima uma adega virada a Norte que é uma maravilha para conservar os meus vinhos mais antigos. Na altura do meu saudoso Amigo Dr. Chambel - Fórum Prior do Crato - não deixávamos passar uma oportunidade de comprar bons vinhos em garrafas Magnum, formato que não era muito utilizado então mas que os verdadeiros conhecedores preferiam pela maior longevidade que dava ao vinho.

O Dr Chambel casou com a filha do dono das Caves Império da Bairrada, senhor que toda a vida percorreu a Bairrada e o Dão à procura de bons vinhos para lotear, tendo sido sempre acompanhado pelo genro nessas deslocações.

Não admira, assim, que o Dr Chambel soubesse a que portas deveria ir bater...E quando.

Comprei, aconselhado pelo meu Amigo e em lotes de 24 Magnuns , entre os anos de 1995 e 1998 , as seguintes marcas:

- M.Santos Lima, Dão de Silgueiros, Reserva de 1990
- Rodrigo Santos Lima , Dão da Passarela, Reserva de 1989
- Casa de Saima , Bairrada, Reserva de 199o
- Frei João , Bairrada, Reserva de 1990

Tive, para além destas, e em lotes mais pequenos, algumas outras Magnum, como as da Adega Cooperativa de Borba rótulo de cortiça ou as da herdade de Esporão, que tentava comprar assim que saíam, mesmo na Adega da Quinta. Também as inevitáveis Barca Velha quando podia (2 ou 3 de cada ano); ou as Quinta do Côto Grande Escolha. Mas estas eram muito caras!
Só para terem uma ideia, cada Magnum do Dão em lote de 24 ter-me-á ficado , ao tempo, por cerca de 8 euros...

Agora estamos a acabar com as Dão Passarela porque estão a ficar em risco, medido pela quantidade de liquído que lhes falta "no cano do gargalo". Recordo que esta quinta mítica tem fama de ter sido um dos locais onde (blasfémia!!!) o Sr Nicolau de Almeida procurava elegância para domar a exuberância das castas do Douro de onde veio a sair o Barca Velha...

Mas as de Bairrada (Saima ou Frei João) estão soberbas ainda, com 20 anos de idade!
E as do primo Santos Lima de Alcafache (Silgueiros) embora um pouco piores do que as de Bairrada ainda pedem meças a muito vinho novo...

Hoje vou abrir (aliás, já está aberta) uma Bairrada do Saima que desde ontem foi posta em posição vertical e hoje de manhã decantada.
Vai acompanhar um Cabrito assado no forno com batatinhas, ervas à moda da Estrela (esparregado grosso) e salada de agriões com cebola.

Para quem não tem esta possibilidade em sua casa aconselho um Dão da Pellada de Álvaro de Castro, o de 2005 por exemplo. Ou então um DODA aventura de Dirk Nieeport com o mesmo Àlvaro de Castro que começou por chamar-se DADO (Dão e Douro) ...

Bebam com moderação, sobretudo se ainda hoje se puserem ao caminho!

Boa Páscoa para todos!

Nenhum comentário: