terça-feira, abril 28, 2009

A Aproximação dos USA a Cuba



Todos sabem que de vez em quando - sendo a comida e a companhia adequadas - gosto de fumar um charutinho.

Ora mesmo em épocas de vacas magras como as que atravessamos não sou capaz de enfiar nas narinas e na garganta outros "fumos" que não os dos verdadeiros havanos de Cuba.

Digam o que disserem, falem o que falarem sobre as vantagens de comprar nacional (marca Estrela açoriana) ou na República Dominicana (os Davidoff que bazaram da Ilha zangados com o Fidel) ou outros ainda. Mas, de facto, o gosto , o cheiro e o acabamento dos "cubanos" não têm rival .

Quando estou mais endinheirado ainda sonho com as bitolas grandes das marcas conceituadas (Cohibas Pirâmides, Ramon Allones Gigantes, Partagas Lusitania) e por aí. Sempre que vou a Genéve tento dar uma saltada ao Gérard, que tem charutos maneirinhos, de bitola média, maravilhosos... Quando a bolsa é mais curta temos de nos remeter às bitolas mais pequenas, os Robustos Hoyo de Monterrey Epicure 2 ou os (novidade) mini-robustos, em práticas e económicas embalagens de 3.

Fiz as contas várias vezes. Com o meu senhorio e eu próprio a consumirmos - cada um - 2 a 3 charutos por mês, mais ou menos, uma caixa de 25 dá-nos para 4 ou 5 meses... Dependendo dos preços da caixa pode ficar-nos este vício entre 70€ e 30€ por mês... Quem fumar 2 maços de Marlboro por dia é capaz de gastar mais do dobro...

O que é que isto tem a ver com a regularização das relações entre os USA e Cuba?

Bem, é que todos os entendidos dizem que quando o boicote a Cuba for integralmente levantado, o apetite do gigantesco mercado Norte -Americano pelos Havanos será de tal forma grande que a produção de Cuba se verá aflita para o satisfazer... só a ele! E a Espanha, Suíça, e o resto da Europa como vai ser??!!

Se a teoria económica continuar a ser verdadeira neste ano da Crise, o que se vai passar quando a Procura exceder a Oferta?

Exactamente! Vão subir os preços ! E muito!

Conclusão: mesmo em ano de crise quem puder que começe a açambarcar algumas caixitas de Havanos... Num bom humidificador conservam-se - à vontade - mais de 2 anos...

Nenhum comentário: