segunda-feira, abril 20, 2009

Estala o verniz entre o PR e o PM?


Época de Eleições à porta... Recados para cá, Recados para lá... Estará desfeita a "entente cordiale" que de facto existiu nas relações entre Belém e S. Bento desde que este Governo tomou posse?

Dirão alguns que seria inevitável que o Professor Cavaco Silva , vendo chegar a temporada eleitoral, fizesse suas as dores do seu Partido e lhe desse uma preciosa ajuda...Ou não?

Para quem conhece bem o actual Presidente tal conjuntura não faz o mínimo sentido. De facto, dizem os seus próximos, neste PR o sentido de Estado é de tal modo avassalador que a sua consciência nunca lhe permitiria qualquer tipo de ingerência na vida partidária, como a que foi sugerida. Muito menos às portas das Eleições.

Acreditando nisto, então o que se estará a passar?
Ou o PR sabe mais do que nós em relação a certos processos mediáticos que envolvem figuras públicas e pretende distanciar-se delas a pouco e pouco, ou então descrê da actual política governamental para enfrentar a Crise e não se coíbe de o ir demonstrando aqui e ali.
Um dos maiores defeitos do actual PR é nunca ter perdido os tiques de Professor universitário( sei bem do que falo, pois muitas vezes me acusam do mesmo). Nessas circunstâncias acredito que o Professor Cavaco- especialista em Finanças Públicas - se tenha descaído a "dar lições" ao Governo sobre o que se deve ou não fazer nesta conjuntura terrível.

No final de 2009 pode ser que o pior momento da Crise esteja já ultrapassado nos USA. Daí até que se sintam os efeitos da recuperação nas economias ocidentais europeias mais desenvolvidas poderão distar 6 ou 7 meses. Para as outras - as economias mal preparadas , com industrias fracas e pior qualificação dos seus recursos humanos, as chamadas economias de serviços - haverá que esperar mais um ou dois anos... E aqui se inclui Portugal.

Só que a Crise como cobertor explicativo de todos os males que nos sucedem - e se tudo correr bem - deixará de poder ser utilizada aqui no burgo como desculpa lá para o Outono de 2010... Então, e só então, Portugal chamará à pedra quem nos governe na altura.

Se tudo correr mal e se nem os USA nem o Japão saírem da Crise tão cedo, será irrelevante quem nos governe, pois o buraco onde estaremos atolhados tanto poderia ter sido aberto pelo coveiro do Largo do Rato como pela coveira da Lapa...

Um comentário:

Zé disse...

Se as relações entre o Presidente e o PM se pautam por verniz e pouco mais, ou seja o politicamente correcto, nesta época de Crise, estamos feitos.
Quero acreditar que o sentido de Estado se sobreporá, aos interesses instalados e de Poder, se não Raúl, como dizes e bem o coveiro tanto poderá estar no largo do Rato, como na Lapa, ou em S.Bento.
Será mais do que nunca necessário o lema do Benfica, que infelizmente também agudiza a Crise " ET PLURIBUS UNUM", mas infelizmente não vejo loca de onde saia grande coelho. Quando há momentos vi como notícia de Telejornal a preocupação da lei das quotas, nas listas das eleições Europeias.
Será que os partidos só se preocupam com coscovilhice?Não há mais nada para dizer?Uns a dizer o que os outros disseram e é óbvio os outros a desmentirem e o Zé papalvo a ter de aturar isto, como se o problema da participação cívica de Homens e Mulheres fosse uma questão de quotas e não CULTURAL E EDUCACIONAL.
Vamos ver aonde isto vai parar? Mas que não vai longe não, se fôr este o caminho. Querelas, questiunculas, cortinas de fumo e sempre os mesmos...já não estará na hora de Mudar? e depois o que se espera? Participação?!!!! Tenho muitas dúvidas, enquanto os pseudo opinion makers continuarem a baralhar e confundir, em vez de clarificar e esclarecer....será que estão mesmo interessados nisso?
Vamos a ver? Com verniz ou sem ele....que não haja um ou mais Coveiros....