quarta-feira, abril 15, 2009

As Piores Expectativas para a Economia Portuguesa


Nesta Vida nem sempre temos aquilo de que gostamos ou sequer aquilo de que precisamos em determinado momento. Mas mesmo assim , contando com a proverbial "mala suerte" lusa, muitas vezes disfarçada de "desígnio divino", "Está escrito" , "É o fado antigo" e por aí fora, nenhum de nós estaria à espera das estimativas do Banco de Portugal para o final de 2009.

3,5% de quebra global na economia em geral, queda de 14% nas Exportações, de 11% nas Importações, Desemprego a aproximar-se perigosamente dos dois dígitos, etc, etc...

Já neste mês de Março houve pela primeira vez deflacção homóloga. Isto é, os preços do cabaz utilizado para avaliar a inflacção baixaram face ao período homólogo anterior.

A Deflacção generalizada - já aqui o expliquei - é um fenómeno terrível para qualquer economia, pois significa que as fábricas não conseguem escoar o produto , nem as lojas vendê-lo.

Porquê? Com essa baixa generalizada de preços daria a ideia que se estava a estimular o consumo. Mas não! Pelo contrário!! Se os preços têm tendência a baixar todos os dias os consumidores serão levados a adiar as suas compras sempre "para o dia seguinte" à espera de ainda melhores condições... Desta forma as empresas não têm meios de fazer face aos seus compromissos de tesouraria, encerram e despedem.

Ao despedirem-se cada vez mais pessoas entra-se numa espiral de recurso à Segurança Social (se esta ainda estiver em condições de resolver todos os casos) que tem por consequência ainda um menor consumo dos particulares, neste caso por óbvio "aperto" das suas carteiras...

Onde nos leva esta situação? Em limite à desobediência civil, a tumultos nas ruas, à falta de pagamento generalizado da àgua, da electricidade, das escolas...

Caso nada seja feito estaremos no limiar da Guerra Civil, como muito bem sabe quem estudou as economias de alguns Países sul-americanos e da América Central.

Mas aqui com uma agravante: é que o FMI - entidade supranumerária a quem se recorre nestas situações - estará provavelmente também falido...

A Crise é Global e não apenas Nacional (antes fosse só nossa...) e não existem medidas avulsas de cada País isolado que a possam combater. Aqui no caso de Portugal, por exemplo, apenas a retoma das Exportações - que depende da saúde das economias dos Países que nos compram as coisas - poderá levantar este espesso véu de cinza que nos começa a cobrir, tal como no dia seguinte a uma erupção vulcânica.

O mais estranho e despudorado, contudo, é que há quem diga que os Bancos Nacionais e Internacionais não obstante avisos, castigos e auxílios dos seus Governos, continuam a vender os tais Activos Tóxicos que causaram este problema inicialmente!!

Se assim for - o que não deve ser difícil de comprovar - de que é que estão os Reguladores à espera?

Ou, como há também quem diga, esperam que sejam os extremistas a tomar o assunto nas suas mãos?

Já começaram a queimar carros e casas de banqueiros...

Há sempre, em todas as ocasiões de graves crises, quem delas se aproveite para estimular o caos e a destruição dos padrões da sociedade e - devemos frontalmente questionar - o que será mais destruidor da cultura ocidental neste momento? Mais um Atentado do tipo "nine eleven" ou um contínuo agravar desta Crise?

Dá que pensar se Bin Laden não estará transvestido de Banqueiro...

Um comentário:

Zé disse...

Crise Financeira,crise económica,crise social, previsões, economia real, mercado, deflação, recuperação económica, crise global, efeito bola de neve, activos tóxicos e com efeito de bomba atómica, é o chorrilho, desculpem lá o palavrão, de conceitos e discursos com que diariamente somos bombardeados.
Dizer que não seria expectável chegarmos a isto? na onda do virtual e desmaterealização em que a Economia Global, se envolveu e na crendice de auto-regulação que o mercado era capaz? de políticas monetaristas, desreguladas e de fuga para a frente? é algo em que muita gente bem intencionada, informada e esclarecida avisou.
É obvio que depois da casa roubada trancas à porta. Mas para onde é que isto vai? Qual é a verdadeira dimensão disto? Os senhores dos carteis, que dominam a economia mundial estarão verdadeiramente empenhados em renunciar ao poder? ou a parte dele? travestisados de liberalismo,regulação,Keynesianismo, quanto baste ou e não proteccionismo quanto baste, versus concorrência? Desde que não os afecte. Umas esmolitas e o pagode lá se vai calando e pagando, com o medo do que ainda aí poderá vir?....mas a panela creio que já está a ficar cheia e se isto não fôr aproveitado, para passar de discursos e reuniões a acções que restaurarem a Confiança poderá que seja um terramoto pior que o de Itália....Não comento as previsões do Banco de Portugal....porque acho mau de mais, as informações que tem vindo a lume...basta olhar para as anteriores e um mês depois é isto?....incompetência não é de certeza....mas....BOM SENSO E DEiXEM DE OLHAR SÓ PARA BAIXO; O PROBLEMA E A SOLUÇÃO ESTÃO EM CIMA...RESPONSABILIZEM..... DECORO UM POUCO DE CARACTER....BASTA DE TRETA É PRECISO ACTOS....E DEPOIS É A CRISE?