terça-feira, maio 13, 2008

Palhaços que alegrem o Regime


Dizem que o antigo Almirante que foi Presidente desta República no tempo da Ditadura teria afirmado, depois de uma cerimónia daquelas oficiais em que muito tinha sido louvado:

"-Depois de tantas manifestações de carinho tenho apenas um adjectivo para manifestar o meu apreço: Gostei!"

Ora toma e dá voltas na tumba Padre António Vieira! Eram estes uns tempos pouco felizes de muitos (quase todos os) pontos de vista, mas onde ainda era possível rir com gosto (embora às escondidas) do velho palhaço fardado que fez uma arte do processo de cortar as fitas do regime.

E no Portugal democrático?

Quem não se lembra do socialista Vasco da Gama Fernandes na AR aos Olés bem sonoros , saudando uma delegação espanhola?

E do outro Almirante, este também já do Portugal de Abril - o da célebre frase "O Povo é sereno! É só fumaça!" - a dar uma entrevista à RTP quando do cerco do PCP à AR, por alturas da Constituinte, onde dizia:
"- Isto é uma coisa que me chateia, estar fechado, Porra! Já disse que não gosto, Porra! Vão fechar as****, Porra! Não posso ser obrigado a estar fechado , Porra!! Badamer***!!""

Ou ainda do saudoso Ministro Paulo Portas com aquele ar de espantado quando viu publicamente anunciado o seu cargo de Ministro de Estado à frente de Jorge Sampaio?

Ou do Tribuno e Presidente do PS , Almeida Santos, a desaconselhar a Ponte de Alcochete "por causa das bombas e dos atentados"?

Todavia , agora que Alberto João "o Inefável" dá motivos para não se candidatar à Presidência do PSD e que Luis Filipe Menezes está inquebrantável no seu propósito de se dedicar apenas à autarquia, quem servirá de palhaço deste nosso regime?

Pois se até a fonte aparentemente inesgotável das "boutades" mais recentes, o Sr. Engenheiro "Alcoxtejámé", parece que está moderando a sua intervenção pública...




Precisa-se, urgentemente, de quem nos faça rir algumas vezes por semana, sob pena da crise - que já é o que é - nos fazer ainda mais mossas no inconsciente colectivo.


Essa (ou essas) criatura deveria aparecer qual Quixote de La Mancha, no seu esqueléctico Rocinante, ensinando a rir uma Espanha sem Império.

Há por aí candidatos? Ministros ? Presidentes de Partidos? Apresentem-se sff que fazem cá falta!

Nenhum comentário: