quinta-feira, maio 15, 2008

Fumaça a Bordo!


O Senhor Primeiro Ministro e membros da sua comitiva foram apanhados a fumar a bordo do Avião que os conduzia a Caracas...

Até aqui e aparentemente não haveria nada de mal , já que o avião era fretado pelo Governo, não se tratava de uma ligação aérea regular. Excepto ...."parece" que existe uma lei da República que proíbe o fumo a bordo dos aviões e não exclui nem os Charters nem os fretados em regime de exclusividade...

As Televisões deliraram com a ocorrência e até (espanto!!) incomodaram ilustres constitucionalistas para botarem palavra sobre a "inconformidade primoministerial".

E na AR? "- Que pague a Multa!" (o 1º Ministro entenda-se) era a expressão mais utilizada.

Bom, tenho aqui criticado veementemente este governo e as suas políticas em relação à Lei do Tabaco, pelo que estou perfeitamente à vontade para tecer as considerações que se seguem...

Em primeiro lugar é esta uma situação perfeitamente minuscula em termos de importância real para o País e para os seus verdadeiros problemas

A "importância" que assumiu foi-lhe dada pela Imprensa em reacção - e aqui também estou de acordo - ao extremismo dos termos da famigerada Lei.

E se foi este Primeiro Ministro agora "relapso" o último responsável pela existência dessa lei, o mínimo que se esperaria era que tivesse o cuidado de lhe obedecer , pelo menos em público... e isto acho que estamos todos a entender.

Ainda por cima num Avião cheio de Jornalistas ...o que é que ele estaria a pensar? Deu-lhe uma "paragem" dos sentidos? Bem sei que - segundo dizem - estava na altura do "desmando" o Engº Sócrates à conversa com o Ministro da Economia , o que deve ser suficiente para que qualquer pessoa normal perca o rumo e o sentido da existência, mas mesmo assim...

Agora conto uma história passada comigo no País que deve encabeçar o rigor seboso e reverencial nestas coisas do anti-tabagismo - os USA.

Estava eu em S. Francisco no final de 2001 quando fui tentado a ir a Las Vegas por dois dias aproveitando um voo Charter especialmente fretado pelos casinos locais e dirigido aos hóspedes dos muitos hotéis de S. Francisco. Era uma importância ridícula - cerca de 100USD para viagem e estadia de uma noite em hotel de 5 estrelas - obviamente que com o objectivo do turista acabar por sucumbir à atracção do Jogo e gastar nas mesas o seu dinheirinho.

Bem sei que foi há 7 anos, mas nessa altura já era proibidíssimo fumar a bordo de qualquer avião nos "States".

O certo é que logo que me sentei - e ainda não tinha o avião deixado o solo - quando me enfiaram um charuto nas mãos e um copo de Jack Daniels... E eram para aí 10 da manhã!!

Em conclusão: "quem semeia ventos colhe tempestades" e é bem certo... Mas elevar tal descuido a honras de notícia de abertura de Telejornais? No horário Nobre?

Bem esteve Mário Crespo quando inverteu a notícia e começou o (aliás excelente) jornal das 9 na SIC Notícias com a notícia de que " O 1º Ministro tinha anunciado em Caracas que ia deixar de fumar!"

Esta sim pode ser a moralidade a tirar deste "fait divers". Para cada crime, o respectivo castigo. E toma lá que é para aprenderes!


2 comentários:

Anônimo disse...

É o país que temos, e merecemos!
De facto, abrir os telejornais com este "fait divers" para logo de seguida consagrar 15 minutos a "futebóis" e à quotidiana propaganda do (ainda) Presidente do SLB e do seu novo produto (kit maestro)…
Não insultem a inteligência de quem tem o discernimento e a convicção de que este não é o rumo certo para ajudar a ultrapassar as dificuldades, combater as injustiças e vencer os novos desafios do país.
Enfim…

À margem do assunto…
Já temos uma imagem com o motivo da nova emissão (bombeiros) das etiquetas?

Há a possibilidade de ma enviar por e-Mail?

Cumprimentos,
Fernando Bernardo
faabernardo@msn.com

Anônimo disse...

Á falta de melhor, o que é preciso é notícias, nem que sejam pela negativa, que permitam ao visado estar na crista da onda.
No comment´s diria um antigo treinador de Futebol.
É disto que temos de gramar,infelizmente.
Processo indirecto de referir o P.M. e a sua visita ao mundo de Hugo Chavez.
O P.M. não sabia e vai deixar de fumar...é facto digno de primeira página de telejornal!!!!Por decoro não digo o que me apetecia dizer. Mas aí vai é MERDA e fico por aqui para não dar livre curso ao que me merecem notícias destas...
Afinal toma decisões rápidas e sensatas. Vejam lá até pediu Desculpa!!!!Não foram os outros que vieram antes?...O que mais me irá acontecer?...Haja senso e decoro.