segunda-feira, maio 26, 2008

Morreu Alfredo Saramago


Escreveu para os CTT o Livro temático sobre "Doçaria Conventual Portuguesa" mas antes disso já era nosso amigo há muitos anos.

Tinha um feitio, uma forma de estar na vida , que alguns teriam dificuldade em aceitar, pela quase brusquidão com que tratava as pessoas - mesmo as que mal conhecia - e pela sobranceria que as duas licenciaturas (em Antropologia e em História, esta por Oxford) e o Curso Superior de Teoria da Alimentação (Sorbonne) lhe davam .

Mas era indiscutivelmente um grande senhor da gastronomia em Portugal, pelo que fez no dia-a-dia, com destaque pela aventura da Edição da Revista "Epicur" da qual era Director desde o primeiro número, e também pelo que publicou.

De entre os seus livros destaco a "Cozinha para Homens - a honesta Volúpia" , obra interessantíssima sobre as formas que a sedução pode atingir na Mesa e na Cozinha e onde vem impressa - penso que pela primeira vez - a monumental receita do Perú de Natal Alentejano que tem dentro dele um Ganso, no interior deste uma Galinha , dentro desta uma Perdiz, no interior da perdiz uma Codorniz e , finalmente, dentro desta um Tordo.

Vi-o pela última vez na Restaurante dos Irmãos Fialhos, em Évora vindo de Espanha, onde tinha estado com Zé Quitério e com as respectivas esposas.

Acheio-o bem, embora um pouco pesado e reparei que já nessa altura se encostava muito para uma bengala. Despedimo-nos com um Abraço e desejando novos encontros para aventuras editoriais futuras. Não houve tempo.

Um Abraço Alfredo e Boa Viagem!

Um comentário:

JPG disse...

Este post foi citado pelo Público de ontem, 27.