segunda-feira, maio 12, 2008

No Rescaldo do Futebol Luso

Glória aos Vencedores e Honra aos Vencidos.

Para mim são claramente vencedores:




a) FCP - de longe a melhor Equipa portuguesa. Calma, bem dirigida, balneário impecável, organização sólida e comportamento no terreno acima de qualquer suspeita. Apenas empatou 3 Jogos e perdeu outros 3 neste campeonato de 2008, que vai, com toda a justiça, directamente para a Galeria de uma das mais estrondosas Vitórias de sempre pelo "avanço" em pontos que deu aos outros.

Apetece reflectir um pouco sobre aquela velha história de que "o crime não compensaria" ...

Mesmo que pairem núvens (justificadas) sobre o comportamento de alguns dos seus dirigentes, com o "Papa" à cabeça, o certo é que a filosofia de estabilidade - ano após ano - e de resolver os assuntos à porta fechada, sem intromissão de estranhos, provou ser um tremendo "asset" para este Clube. Parabéns portanto!





b) É Vencedor o SCP - Porque acabou por entrar directamente na Champions. Porque garantiu o segundo lugar, com inteira justiça. Porque acabou por mostrar coerência e espírito de grupo na fase final de uma época em que os seu treinador por várias vezes foi "crucificado" - e ainda há quem não acredite nele dentro de casa - e, finalmente, por ter demonstrado que ter uma equipa muito jovem não é sinónimo de falta de maturidade nas grandes ocasiões.

E o SCP, para além de ter garantido o 2º Lugar está também na Final da Taça. Excelente Época para Paulo Bento, só faltou ficar mais perto do título, ou até discutir com o FCP essa conquista, mas ainda não há estrutura desportiva nem organizativa para isso (parece-me a mim).




c) É vencedor o Vitória de Guimarães! Nunca visto uma equipa entrar directamente da Liga de Honra para disputar um lugarzinho na Champions!! Parabéns a Manuel Cajuda e à sua excelente equipa que, com muito menos meios do que o 4º classificado, soube gerir inteligentemente as suas limitações e acabar por arrebatar - e muito justamente - ao Benfica o 3º lugar do Pódium.





d) Sai Vencido o SLB. Época para esquecer, com 3 Treinadores aos papéis. Equipa de remendos, muitas (demais) contratações sem aparente objectividade. Final de campeonato demasiado má para ser verdade. Chalana - o grande jogador dos anos 80 - sai extremamente fragilizado de uma tarefa para a qual não teria estatura (não falo da altura) nem preparação, nem sequer presença mediática para fazer passar algumas mensagens.

Merecia melhor Rui Costa nesta última época da sua actividade. Merecia até outro clube ou - melhor dito - outra época deste clube, acho eu, mas esta foi a sua escolha...

Posso estar enganado, mas o SLB ainda não acabou a travessia do seu "Deserto". Não vejo Equipa que possa fazer frente a FCP e SCP moralizados, sem esquecer os outros que se "arranharam " este ano por uma posição na UEFA.

A sorte não ajudou: a divulgação dos resultados das investigações (com o castigo de descida de divisão ao Boavista) desmoralizou o Bessa antes do encontro com o Sporting. A falta de pagamento aos jogadores do Estrela da Amadora - que na semana antes do último jogo com o Vitória de Guimarães nem um treino fizeram - também não serviu a verdade desportiva.

Tudo bem, mas num ano normal nunca seria na última jornada - que deveria ser quase de consagração - que a promessa do início do campeonato se poderia cumprir.

E está tudo dito... Para a semana há Taça.

E depois começa o Europeu.

Um único desejo: Que não seja permitido a este velho Benfiquista fazer um Post tão amargo depois dos nossos primeiros jogos da Selecção como este que aqui assino hoje!

Nenhum comentário: