segunda-feira, maio 12, 2008

Comentário ao Maio de 68

Um dos nossos Leitores comenta:

Ao ver algo sobre o Maio de 68 e saber que já lá vão 40 anos, apetece-me referir algo do que foi a sua repercursão neste Burgo à beira-mar implantado.

Em 69 chegaram às Universidades Portuguesas os reflexos do Maio de 68 e lembro-me do que foi 69, com as greves, as fugas à policia, as carrinhas Mercedes da Policia, cheias de PSP´s, os corredores cheios de policias, as reuniões,os reflexos na vida de uns tantos estudantes Universitários, com as incorporações de 71 no serviço militar, os cursos de capitães milicianos, os reflexos na crise do sistema e do regime, das medidas tomadas para travar a "crise" estudantil de 69.

O regíme começa a cair com as medidas tomadas para suster a "crise" estudantil de 69, reflexo do Maio de 68. Meteram o "inimigo" lá dentro. A ida para a tropa de todos os que tinham cadeiras atrasadas mesmo com adiamento( mesmo alunos dos últimos anos dos cursos, com direito a adiamento e taxa militar paga). Os cadetes que morreram afogados, em Mafra numa lagoa, em instrução.

A recusa no juramento de bandeira de todos os cadetes, em determinada incorporação (ninguém abriu a boca). A reacção estupefacta dos que estavam no palanque e o destroçar e envio para casa ràpidamente. A guerra Colonial e o ambiente que se vivia por dentro nos soldados, nos sargentos(furrieis) e nos oficiais milicianos (alferes e alguns capitães), assim como nos quarteis.

Muito haveria a reflectir e a contar sobre as causas da queda do antigo regíme...estava pôdre e corroído por dentro, mas não duvido que em 69 e posteriormente em 71 sofreu um empurrão e dos grandes.

Comentário ao comentário: Uma importante reminiscência que não possuo porque o meu ano de incorporação teria sido, exactamente, 1974... mas nunca foi pelos acontecimentos que todos conhecemos. De todas as formas é notável como uma reacção " à antiga" de "meter todos esses estudantes de esquerda na ordem e toca pr'a África para a frente da Guerra" acabou por ser - como diz o nosso leitor - meter mas foi o "Inimigo lá dentro" , qual manada de cavalos de Tróia que haveria de gerar o 25 de Abril alguns anos depois.

Nenhum comentário: