sexta-feira, julho 07, 2006

Uma Receita - A Pescada à Rosa do Adro ou "Estalada"






Têm-me telefonado a perguntar qual a Receita da Pescada à Rosa do Adro e se é semelhanta à outra receita que aqui também tenho referido: A pescada estalada no Forno à moda do Beira Mar.

Tanto quanto sei, mas peço a ajuda do Paulo Mendonça, a receita típica da Pescada à Rosa do Adro seria como segue:

"Tempera-se a pescada com alho e frita-se. Pomos ao lume duas cebolas cortadas com piripiri, sal, pimenta, louro e alho.
Deita-se um golpe de vinagre e deixa-se cozer em lume brando.
Retira-se do lume e coloca-se a cebola já cozinhada em cima da pescada, regue-se com o molho e enfeita-se com salsa picada.
Acompanha com puré de batata."

A Pescada Estalada à moda do Beira Mar tem preparação diferente:

"Dá-se um "apertão" à pescada na sertã, previamente passada por farinha e salgada. Atenção: não fritar!

Leva-se seguidamente ao Forno muito quente com azeite do melhor, muito alho picado e alguma malagueta.

Acompanha com batatas novas pequenas, salteadas em azeite e alho."

Esta simples Receita resulta magnificamente com Cabeças de Pescada, Cherne, com Pregados, etc... O peixe tem de ser da máxima frescura!

Duas Notas:
1) Este Prato fica tanto melhor quanto mais quente for a temperatura que o Forno permite. Só assim se obtém o acabamento "estalado" que não é mais do que tostar a pele e as cartilagens sem deixar queimar.
2) Não é para desanimar potenciais "queima-cebolas" mas nos nossos fornos domésticos - e por causa da temperatura mais baixa - é mais difícil obter um resultado excelente...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Raúl
Confirmo que os seus dotes e conhecimentos culinários se aprimoram de dia para dia, só um pequeno reparo o alho não deve ser picado mas inteiro por forma a não queimar tão depressa e aromatizar melhor o azeite, e já agora um conselho no caso das cabeças colocar um pouco de pão ralado nas bochechas do peixe pois estas devido à sua delicadeza combinada com a alta temperatura do forno poderão secar em demasia, perdendo-se desta forma aquela que na minha opinião é a melhor parte do peixe.

Um abraço

Paulo Mendonça