quinta-feira, julho 06, 2006

Comer para Esquecer: A Casa Gallega



Prefiro Comer do que Beber para esquecer.

A razão é simples: se Almoço ou Janto num local extraordinário, onde a comida é bem feita e a matéria prima sem mácula, a sensação de felicidade que me invade as papilas gustativas actua junto do meu cérebro como um importante afrodisíaco. Ao contrário, se Bebo muito deixo de apreciar rapidamente o momento e dá-me uma pasmaceira que só passa depois do sono.

Vem esta introdução a propósito de uma ida à Casa Gallega, em Paço de Arcos,

Tel. - 21 413 2400.

Av. Patrão Joaquim Lopes 7 c)

Só tenho pena que não fosse depois do Portugal-França...

Esta Casa é um Clássico de Paço de Arcos e da Costa do Estoril - desde que abriu sempre gerida pelos mesmos proprietários (Dª Marina e Sr. Fernando) o que é logo uma segurança para o Cliente.

É famosa pelas sopas de Peixe (a normal e a Rica, com Lavagante) pelos pratos típicos galegos, mas também pelos bascos, pela impressionante frescura dos Peixes que se apresentam ao passante no seu escaparate e , por fim, pela simpatia do acolhimento.

Éramos cinco Amigos e começámos pelas entradas típicas da Casa: Polvo de Féria, Míscaros de escabeche, camarão de Espinho, Sapateira recheada , Pata Negra e Pimentos de Padrão.

Continuámos por um espectacular Arroz de Lavagante, a correr no Prato e saborosíssimo, com tudo feito em crú ou então com base levíssima - segundo me pareceu.

Encerrámos com um Fígado salteado em vinho seco de Jerês, estonteante de simplicidade e de sapidez, acompanhado por batatas impecavelmente fritas.

Faço um parentesis para dizer que me preocupo com o facto de cada vez mais casas de restauração estarem a apostar na batata frita congelada. Esta devia ser banida - por muito que custe a algumas mães de família super-ocupadas - para aquelas profundezas do Inferno onde nem sequer o Divino Dante esteve...

Eu pagava nesse dia uma "promessa" pelo que levei duas garrafas de Barca Velha de 1995 para se beberem.

Grande Vinho este ...mas há três ou quatro anos antes... Neste momento bebeu-se ainda bem mas quase que apenas em homenagem e respeito pelo que devia ter sido na sua juventude.

Já aqui disse e agora repito: Não há razão nenhuma para fazer esperar Vinhos desta qualidade em cave mais do que 4 ou 5 anos!! Eles são já comercializados pela Sogrape com estágio suficiente em garrafa para serem imediatamente consumidos. Veja-se que só agora saíu o BV de 1999...

Antes do Velho Senhor do Douro bebemos ainda o excelente Vale Pradinhos branco: frescura palatal garantida a preços módicos.

De preços hoje não posso falar, pois fui convidado... Fazendo um cálculo tendo por base a Ementa que manuseei, penso que um casal poderá gastar entre 60€ e 70€ comendo e bebendo bem mas sem exageros.

Ficou-me na retina e arrumei na memória, para futuras investidas, a espectacular Pescada de Vigo que estava na Montra, com 6 ou 7 Quilos , no mínimo, e que deveria ser excelsa feita em filetes, estalada no forno à Rosa do Adro ou simplesmente cozida com todos os acompanhamentos...

Em Conclusão: mais uma Morada de Qualidade que se recomenda na Linha!

Atenção que vai mudar de localização lá para este Inverno, mas "desloca-se " apenas 100 metros para a Rua principal de Paço de Arcos, ficando até mais visível do que agora.

Reservem, cheguem cedo para conseguir estacionar sem problemas e... Bom apetite!

Nenhum comentário: