segunda-feira, julho 17, 2006

A Midsummernight's Dream ... na Praia da Rata





Já se sabe como a imortal comédia do Bardo " Bill" Shakespeare - A Midsummernight's Dream - retrata uma noite fora do vulgar no campo inglês, onde as fadas (nós diríamos "as bruxas") se misturaram com gente vulgar originando assim algumas complicações relacionadas com semelhante miscigenação...

Vou agora contar uma adaptação saloia dessa criação "shakespeariana" tendo por enquadramento a conhecida "Praia da Rata" entre o Monte Estoril e Cascais.

Só sabe onde é esta Praia quem é da zona, pois hoje em dia a nomenclatura oficial é outra, bem mais politicamente correcta (Praia das Moitas) ...

Para todos - naturais daqueles lados ou não - esclareço que se trata da Praia mesmo em frente do Estoril Sol.

Por que raio tinha a Praia esse nome??

Bem, fala-se que quando foi contruído o Hotel Estoril Sol os seus promotores moveram empenhos para que essa unidade hoteleira tivesse uma Praia exclusiva, fechada aos normais banhistas da "linha" .

Fizeram um Túnel por baixo da Marginal, criaram infraestruturas para os Banheiros do outro lado, perto do Mar, e até construíram um pequeno paredão para "segurar" as areias naquele local.

Todavia, quando se deveria tomar a decisão do "fecho da praia" , o Dr. António de Oliveira Salazar - que já tinha ficado zangado com a altura (nº de andares) do Estoril Sol e até comentara pela primeira vez que o vira : "ainda dizem que sou eu que mando neste País" - não deixou.

"Que não! Não quero nenhuma praia privativa em Portugal!"

Perante isto, lá tiveram os hóspedes do Hotel que se encaminhar para uma Praia que era "pública", trazendo consigo - estamos a falar da altura em que se construíra a Ponte sobre o Tejo e abundavam os Engenheiros americanos e suas namoradas - hábitos balneares de Malibu ou de Santa Mónica para a pacata urbe lusitana: Biquinis reduzidos , e até (mitologia decerto) peitos ao léu em horas de mais recato.

Os arborígenes estorilistas começaram a passar mais vezes por aquele lugar, detendo-se a admirar as vistas, e desde logo crismando o local "Praia da Rata" - utilizando o calão da altura para o sexo feminino.

Ora bem, nestas noites tropicais, onde às 22.00H ainda marca o termómetro 30º, é impossível ficar em casa.

A esplanada que o meu Amigo Pica administra exactamente em cima da Praia da Rata ( hoje das Moitas) é um dos locais mais agradáveis de Cascais para passar algumas horas ao entardecer e pela noite fora.

Chegando por volta das 19.00H começámos as lides com caracóis, caipiroskas e caipirinhas.

Por volta das 21.00H mandámos vir as sardinhas assadas com tudo (batata cozida com a sua casca, saladas de Pimento com alho, de pepino e tomate, de cebola e alface).

Para acompanhar sangrias de 2 Litros de espumante.

Bolo de Bolacha ou Melão gelado para quem gosta.

Cafés e...mais whisky com gelo e água para todos, que os tais 30º faziam-se ainda sentir mesmo ao pé do mar.

Com tanto "combustível" - ainda por cima reforçado com um belo "Robusto" da casa Fonseca - é normal que a percepção dos convivas tenha ficado um tudo nada alterada, terreno fértil para o desenvolvimento de "visões nocturnas" na linha da tal Midsummernight's Dream.

Estávamos, entretanto, já acompanhados pelo belo (enfim...) som do rancho Folclórico de Manique de Baixo - que fica no alto de Manique, enquanto que Manique de Cima fica cá em baixo, quando se entra na Povoação. Não queiram encontrar motivos para esta toponímia.
É assim e acabou-se.

Nessa altura, por volta das 24.00H, iria jurar que vi um OVNI evoluindo por cima da Praia, lá ao longe no Mar.

Como todos o vimos passou a ser um acontecimento público e notório.

Entusiasmados estávamos já a fazer menção de o proclamar aos MCS quando alguém se lembrou que o Barco do Abramovich estava fundeado na Baía e que tinha Helicóptero...

Maldito Russo. Tinha que estragar a poesia desta Noite de Verão!

Go Home Abramovich! Go Home!

Nenhum comentário: