quinta-feira, abril 27, 2006

O Sr.Terry Pratchett "ataca" o Serviço Postal




Comecemos pelo princípio.

Há já alguns anos o escritor britânico Terry Pratchett iniciou uma (fabulosa) série de livros de fantasia passados num Universo paralelo com o livro "The Colour of Magic".
A diferença entre estes livros e outros da chamada "literatura de escape" era que Terry escrevia com um sentido de humor espectacular, a desafiar a inteligência do Leitor, nas bordas do nonsense tão caro à melhor tradição dos grandes escritores cómicos ingleses.

Para além disso gozava que nem um perdido com todos os arquétipos da literatura congénere, desde a invenção de uma filha para "Conan, O Bárbaro", rapariga bem apessoada mas que tinha vários problemas de relacionamento com os potenciais namorados (nem chegavam ao segundo encontro, partia-lhes a cara logo no primeiro...) até à reinvenção da Morte como um ser antropomórfico que falava sempre em maiúsculas (DEATH) e também tinha descendência (filha adoptiva)...

A Série passa-se num Planeta chamado "DiscWorld" cuja principal característica é...ser plano (como o nome indica). Ou seja, quem se aventurar até às bordas corre o risco de cair para a atmosfera!

Parte dos personagens que criou para povoar o seu Mundo de fantasia tornaram-se clássicos, como o famoso Feiticeiro inepto "RinceWind" (!) ou o Reitor da "Unseen University", ou ainda o Comandante "Vimes" da Polícia local, sem esquecer a "Bagagem" , mala consciente e fiel ao seu dono, a quem segue para todo o lado e que se movimenta sózinha à custa de vários pares de pés , um sonho para qualquer viajante frequente distraído.

Para mim, todavia, o mais interessante personagem é o Bibliotecário da "Unseen University", também ele um Feiticeiro (especializado em Livros) que se viu transformado em Orangotango quando uma experiência não correu da melhor forma lá na Universidade... O melhor, porém , é que ele se recusa a ser transformado de novo em Homem atendendo a que:
a) Ser Orangotango permite-lhe movimentar-se com muito maior rapidez pelas estantes.
b) A capacidade (em litros) para a ingestão da sua bebida favorita (cerveja) é muito maior como Orangotango.

A principal Cidade do DiscWorld onde toda esta gente se movimenta chama-se Ankh-MorkPork e - para quem conhece bem Londres - tem semelhanças engraçadíssimas com a topologia da capital britânica.

Depois de um sucesso tremendo e de muitos títulos em Best Sellers do NYT Terry Pratchett decidiu dedicar um volume da série aos Serviços de Correio.

"Going Postal" já está aí nas livrarias de referência.

Não percam!!

Nenhum comentário: