sexta-feira, abril 07, 2006

500 Anos de S. Francisco Xavier - 7 Abril 1506 - 7 de Abril 2006


Independentemente de - hoje em dia - se "revisionarem" numa óptica do politicamente correcto as aventuras de missionação dos séculos passados, confundindo-as amiúde com a colonização forçada e a exploração dos autóctones ( o que nem sempre foi verdade - lembrem-se de António Viera) não nos cabe a nós fazer julgamentos desse passado sem dar o devido valor aos Vultos que - por acreditarem - deram a vida pela causa da Fé.

Francisco Xavier (Navarro ou Espanhol, pelo nascimento em Xavier de Navarra e pela afiliação administrativa a Fernando e Isabel, Reis Católicos) foi talvez o maior missionário da História e de todas as Religiões.

A sua Vida tem alguns pormenores curiosos - por exemplo, dirigia-se ao Rei de Portugal escrevendo (num português impecável) "Nós, os Portugueses".

Hoje é considerado o Padroeiro do Turismo (pelos muitos Países e Quilómetros que calcorreou de forma incessante e excessiva, até ter necrosado as veias das pernas.)

Os Correios de Portugal apresentam hoje, de forma discreta mas significativa, em Goa, o Livro "S. Francisco Xavier, Um Homem para os Outros" da autoria do reputado especialista Prof. Doutor Miguel Corrêa Monteiro.

Em Portugal o Lançamento Oficial da mesma Obra será a 26 de Abril em sessão solene na Academia Portuguesa de História.

Nenhum comentário: